A mudança de cidade, deixando para trás a terra natal, algo que poderia deixar qualquer um com dúvidas e incertezas, foi tranquila para o triatleta Diogo Sclebin, que participa nesta manhã, às 11h, da prova por equipes dentro dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. No sábado, ele ficou fora do pódio na prova individual, tendo na disputa de revezamento uma nova chance de medalhar no evento pela primeira vez.
Bastaram poucas presenças em Belo Horizonte, motivado pela namorada, para o carioca perceber o potencial da capital mineira visando sua evolução dentro do esporte. Depois de muitos anos treinando na Cidade Maravilhosa, ele não pensou duas vezes quando apareceu a chance de se mudar para Minas Gerais e aproveitar tudo que a capital mineira oferece na parte esportiva como também pessoal.
"Mudei pra BH em 2006, ainda era começo do meu namoro. No Rio, a estrutura não era tão boa, eu sempre precisava acordar de madrugada. Em BH, eu já conhecia um grupo legal de triatletas, como o Thiago Vinhal. Quando ia para Minas, sempre percebia essa boa condição de treinos e isso me motivou a tomar a decisão de mudar de cidade", conta Sclebin, que soma presença nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. No Pan, seu melhor resultado foi um quinto lugar em 2011, em Guadalajara.
Morando na região do Vila da Serra, Diogo aproveita bem o clima de montanha de BH. "Tanto o frio como o calor que fazem na cidade não são insuportáveis. Isso é uma vantagem de BH para muitas cidades não só do Brasil como do mundo. É uma cidade com estilo de interior, apesar de estar ficando meio congestionada como o Rio. Por lá, é mais correria, aqui ainda tem esse jeito tranquilo, mais calmo. Belo Horizonte é muito acolhedora", elogia Sclebin.
Em 2017, ele recebeu o prêmio de Cidadão Honorário de BH, um reconhecimento que ele leva, até hoje, no coração. "Foi legal demais, era algo que eu nunca imaginava que fosse acontecer. Fiquei muito feliz, já me sinto como um belo-horizontino. Já são 13 anos morando em Minas, me considero um bom mineiro. Gosto deste estilo de interior de BH", afirma.