As cenas do resgate dramático de Anita Alvarez de dentro da piscina correram o mundo nesta quarta-feira (22). A estadunidense, atleta do nado artístico, competia na prova solo da modalidade, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, quando desamaiou dentro da piscina. A técnica Andrea Fuentes, percebendo que algo estava errado, pulou imediatamente na água para resgatá-la.

O susto foi grande, disse a treinadora, mas Alvarez passa bem. Em entrevista ao El Patidazo, programa esportivo da rádio espanhola COPE, Fuentes afirmou que foram quase dois minutos em que a atleta passou sem respirar. 

"Quando uma nadadora termina (a prova), a primeira coisa que ela faz é respirar, mas ela afundou e ninguém reagiu, então eu pulei (na piscina). Ela não respirava há dois minutos. Eu não acreditei! Anita não estava respirando. Tentei acordá-la dando-lhe um tapa e abrindo sua mandíbula", relatou a técnica.

Apesar da cena alarmante, Fuentes afirmou que a atleta, de 25 anos, passa bem. "Os médicos garantem que está tudo bem. Os atletas sempre levam o corpo ao limite e ela descobriu hoje qual é o seu", concluiu.

Histórico de desmaio

Essa não foi a primeira vez que Alvarez sofreu um mal súbito e perdeu a consciência durante uma competição. Em um evento qualificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em junho de 2021, cena parecida ocorreu durante a prova de duplas, em que ela competia ao lado de Lindi Schroeder.

Em Barceloa, Alvarez brevemente perdeu a consciência e, novamente, sua técnica pulou na piscina, totalmente vestida, para retirá-la. De forma semelhante, os primeiros socorros foram realizados por cerca de cinco minutos e chegou, inclusive, a competir mais tarde no mesmo dia.

No dia seguinte, ela foi substituida pela suplete Ruby Remati para o último dia de competição.