Com a classificação do North Esporte Clube confirmada em campo e no TJD-MG, após o pedido de anulação do jogo entre North Esporte Clube x Patrocinense ser indeferido em julgamento, conhecemos as 12 equipes que irão disputar o Campeonato Mineiro de 2026, Villa Nova e Aymorés foram as equipes rebaixadas na edição de 2025 e diputarão o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2026. O formato da edição de 2026 ainda não foi decidido pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Saiba quais são os clubes, as regiões de Minas que representam, como foi e está sendo a temporada das equipes.
América - Finalista do estadual 2025 e com 16 conquistas do torneio estadual, sendo a terceira equipe com mais troféus na competição, não vem tendo um bom desempenho na temporada. O Coelho, representante de Belo Horizonte, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Cascavel - PR.
No Campeonato Brasileiro da Série B, a equipe americana está na 16ª posição, com 21 pontos, mesma pontuação do Volta Redonda, primeira equipe dentro do Z4. O Coelho está a seis jogos sem vencer e com 11 derrotas em 20 jogos disputados.
A equipe americana está sem treinador, após a demissão do treinador Enderson Moreira no domingo (3/8). Enderson foi anunciado no dia 2 de junho, como o substituto de William Batista que comandou a equipe no Campeonato Mineiro. Enderson Moreira comandou o Coelho em dez partidas e conquistou duas vitórias. A equipe empatou seis jogos e foi superado em seis duelos. O clube tambem anunciou a saída do diretor de futebol Felipe Cascardo.
Saiba mais: Veja quais as chances do América ser rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro
Athletic - Campeão do Troféu Inconfidência, torneio que é disputado entre o quinto ao oitavo colocado da primeira fase do Campeonato Mineiro, a equipe do Campo das Vertentes da cidade de São João del-Rei, vem em uma crescente na temporada.
O Esquadrão de Aço foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil, após fazer um bom jogo contra o Grêmio e ser eliminado nas penalidades. O Athletic é comandado pelo português Rui Duarte, que até o fim da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B conquistou 14 pontos em 21. A equipe de São João del-Rei está invicta a cinco jogos e ocupa a 13ª posição da Série B com 23 pontos.
Atlético - O Galo é o atual campeão do Campeonato Mineiro. A equipe de Belo Horizonte conquistou as seis últimas edições e é o time com mais conquistas do torneio estadual, com 50. O Atlético treinado por Cuca está nas oitavas de final nas duas copas que disputam. Na Copa do Brasil, o Alvinegro enfrentou o Flamengo no jogo de ida e conseguiu sair vitorioso no estádio Maracanã - RJ. O jogo de volta será disputado na quarta-feira (6), às 19h na Arena MRV.
Já na Sul-Americana, o Galo enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina, em jogos de ida e volta. No Campeonato Brasileiro, o Atlético ocupa a 13ª colocação, com 20 pontos e com dois jogos a menos que alguns adversários.
Saiba mais: Atlético aguarda chegada de Reinier nesta semana; saiba detalhes
Betim - A equipe da região metropolitana de BH, foi semifinalista do Troféu Inconfidência, sendo derrotada pelo Uberlândia. Na fase de grupos, o time comandado por Alex Nascif conquistou quatro vitórias, três empates e uma derrota. Contra o Verdão, o Betim empatou os dois jogos e foi superado nas penalidades, encerrando o calendário de jogos neste ano.
Cruzeiro - A equipe de Belo Horizonte foi semifinalista da edição atual, sendo derrotada pelo rival América. A Raposa possui 38 títulos do estadual, sendo a segunda equipe com mais conquistas.
Nesta temporada, o Cruzeiro deu adeus a Sul-Americana, após ser eliminado na fase de grupos. Na Copa do Brasil, a equipe está na oitavas de final, tendo empatado o jogo de ida no Mineirão contra o CRB. No Campeonato Brasileiro Série A, é o segundo colocado com 37 pontos, a mesma pontuação do Flamengo, mas com saldo gols inferior (19 a 24) e com um jogo a mais. 18 a 17. O time estrelado é comandado pelo português Leonardo Jardim.
Saiba mais: Vai lotar: confira a primeira parcial de ingressos vendidos para Cruzeiro x Santos
Democrata GV - Localizada na região leste de Minas, no Vale do Rio Doce. A equipe de Governador Valadares foi semifinalista do Troféu Inconfidência desta temporada, sendo eliminado pelo Athletic. A Pantera está sem calendário e aguarda a próxima temporada para voltar as atividades.
Itabirito - Localizada na região central de Minas Gerais, o Gato do Mato não vive um bom momento na temporada. No Campeonato Mineiro, a equipe flertou com o rebaixamento, com a nona pior campanha das 12 equipes participantes.
O Gato do Mato disputou o Campeonato Brasileiro da Série D e ficou na última colocação do grupo A7. Com a eliminação do campeonato, a equipe fica sem calendários no segundo semestre.
North Esporte Clube - Última equipe classificada para a elite do estadual mineiro. A equipe do Norte de Minas, na cidade de Montes Claros, tem três anos de existência. Na primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro, o Rei do Norte ficou no segundo lugar do grupo B com 16 pontos, um ponto a menos que o Ipatinga, líder do grupo. Nesta etapa os três primeiros se classificavam para a próxima fase.
Já na segunda fase que foi disputada em dois grupos de três times, o North foi líder do grupo D com oito pontos, conquistando o acesso à elite.
North Esporte Clube x URT fazem a finalíssima do Módulo II do Campeonato Mineiro. A primeira partida foi disputada no domingo (3/8) às 18h30 no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas e terminou em empate por 0 a 0. A próxima partida será realizada no sábado (9/8) às 13h45 no estádio José Maria Melo, em Montes Claros. Quem vencer leva o título da competição. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.
Pouso Alegre - Equipe do Sul de Minas, teve a décima pior campanha do Campeonato Mineiro 2025. O Pousão foi eliminado pelo Athlético-PR na primeira fase da Copa do Brasil. O Pouso Alegre esteve próximo de classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Na última rodada da fase de grupos, o time do Sul de Minas precisava de uma vitória em casa, mas a equipe acabou decepcionando e perdeu para o Água Santa, no Manduzão dando adeus a competição e ao calendário da temporada.
Tombense - Semifinalista da edição do Mineiro de 2025, sendo eliminado pelo Atlético. A equipe da Zona da Mata mineira vive um momento dramático. Na Copa do Brasil, o Tombense foi eliminado pelo Operário-PR na segunda fase. Já no Campeonato Brasileiro Série C, o Gavião-Carcará é o lanterna com 12 pontos, a quatro rodadas do fim da primeira fase. O primeiro time fora do Z4 é o Anápolis com 16. O Tombense está com um jejum de onze jogos sem vitória e busca uma arrancada na reta final da Série D.
O treinador Marcelo Chamusca comanda a equipe na missão de evitar o rebaixamento para a serie D.
Uberlândia - Finalista do Troféu Inconfidência de 2025, representa o Triângulo Mineiro. O Verdão não avançou a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe comandada por Cícero Junior ficou em quinto lugar no grupo A7, com 18 pontos, com quatro vitórias e 40,4% de aproveitamento. Esse foi o pior desempenho do time na história da competição. Em 2009, 2018 e 2021 o Uberlândia conseguiu avançar para as fases eliminatórias. Com a eliminação, o Verdão segue sem calendário.
URT- A equipe de Patos de Minas disputou o Módulo II e conquistou o acesso ao Campeonato Mineiro de 2026. O Trovão Azul, comandado pelo treinador Ito Roque avançou a segunda fase com a vice-liderança do grupo A, com 16 pontos, um a menos que o Patrocinense, já na segunda fase, o time foi o líder do grupo C com 9 pontos, conquistando o acesso.