Com direito a muita emoção, o North Esporte conquistou o título do Módulo 2 do Campeonato Mineiro neste sábado (9/8), ao vencer a URT por 1 a 0, na Arena Credinor, em Montes Claros. No duelo de ida, em Patos de Minas, houve empate em 0 a 0. As duas equipes estão garantidas na elite do futebol estadual em 2026.
Empurrado pela torcida que compareceu em grande número, o North, uma das equipes mais jovens do estado, tendo sido fundada em julho de 2022, tentou tomar o controle do jogo desde o início. A URT, por sua vez, buscava levar perigo nos contra-ataques.
Em uma disputa muito 'pegada', os setores defensivos acabaram se sobressaindo. A melhor chance no primeiro tempo só veio aos 37 minutos.
Em jogada rápida pelo lado direito, Mateusinho lançou Wandinho em profundidade, o atacante driblou dois defensores em sequência e finalizou no canto, mas a bola passou raspando a trave direita.
Após o intervalo, a URT voltou com duas mudanças: Antônio Júnior e Fernandinho nas vagas dos já amarelados Rodrigo Rocha e Pablo Nereu. E cresceu de produção.
Mas os donos da casa mantiveram o mesmo ímpeto e chegaram ao gol aos 15 minutos. Em cobrança de falta pelo lado direito, Elivélton bateu bem na bola e colocou na cabeça de Luiz Thiago, que mandou para o fundo das redes, para o delírio da torcida.
A URT ainda teve uma grande chance de empatar aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio, Iury finalizou forte e a bola explodiu no travessão.
Ao apito final, a torcida do North, que já gritava 'é campeão', pode festejar o inédito título.
Mesmo com a derrota na final, a URT também celebra o retorno à elite após três anos de ausência (havia sido rebaixada em 2022, quando terminou na lanterna do Mineiro).
Com 86 anos de existência, a URT já havia conquistado o Módulo 2 uma vez, em 2013, quando bateu o Minas Boca, de Sete Lagoas, além de ter terminado como vice-campeã em outras duas ocasiões, em 1994 e 1998, quando, em ambas, acabou batida pelo Rio Branco de Andradas na final.
FICHA TÉCNICA
North 1x0 URT
North
Rafael Pin; Kellyton (Douglas), Ulisses, Feliphe e Elivelton; Leandro, Rafinha, Mateusinho (Patrick); Wandinho (Alan), Luiz Thiago (Magrão) e Rodrigo Fumaça (Brinquedo). Técnico: Douglas Ferreira
URT
Ariel; Iury, Rodrigo Rocha (Antônio Júnior), Weverton e Gabriel (Danilo Pereira); Marzagão, Pablo Nereu (Fernandinho), Cesinha e Joãozinho (Buiú); Vinícius e Sandrinho. Técnico: Eduardo Mineiro
Motivo: Jogo de volta final do Módulo 2 de 2025
Local: Arena Credinor, em Montes Claros
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva
Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Juliana Nascimento da Silva
Gol: Luiz Thiago, 15 do 2º
Cartões amarelos: Iury, Rodrigo Rocha e Pablo Nereu (URT)