Opinião

Brasileirão Série A: favoritos, possíveis surpresas e candidatos ao rebaixamento

Atlético, América e Cruzeiro iniciam disputa com expectativas distintas

Por Gabriel Moraes
Publicado em 14 de abril de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

O Campeonato Brasileiro é definido somente após 38 rodadas — alguns vereditos são dados até antes —, porém, nada disso impede as expectativas sobre os times antes mesmo de a competição começar. Os favoritos a conquistarem o título, os "meio de tabela", as possíveis surpresas e os candidatos ao rebaixamento são algumas das alcunhas dadas aos clubes.

Há quem diga que o Brasileirão Série A de 2023 será o melhor dos últimos anos, visto que nenhum "gigante" caiu no ano passado, mas alguns subiram, no caso Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco da Gama. Fato é que essas equipes não estão, nem perto, do que já foram em seus auges de alguns anos atrás.

Favoritos

Começando pelos postulantes a levarem para casa o troféu, pensamos logo em três clubes: Palmeiras, Flamengo e Atlético. Elenco, estrutura e poderio financeiro são alguns dos principais fatores.

No caso do Porco (atual campeão), há três pilares que claramente ajudaram no sucesso recente: estrutura, em especial devido à inauguração do Allianz Parque; investimento de Leila Pereira, que posteriormente virou presidente do clube; e plantel, comandado pelo respeitado técnico português Abel Ferreira.

Já o Urubu, o que conta mais é o plantel, visto que o trabalho do também português Vítor Pereira não engrenou, por isso, foi demitido na semana anterior à estreia. O dinheiro do atual detentor do título da Copa Libertadores também é um ponto relevante, visto que consegue repor as peças perdidas à altura.

O Galo, campeão em 2021, também tem o conjunto a seu favor. Apesar de a situação financeira estar precária, conseguiu contratar jogadores de nível alto para as posições carentes. O técnico Eduardo Coudet vem ajustando o time aos seus moldes e conquistando a confiança da torcida aos poucos.

Coadjuvantes

Com relação às equipes que brigam "por fora", favoritas a conquistarem pelo menos uma vaga na Libertadores, podemos colocar o Fluminense, terceiro colocado no Brasileirão de 2022 e que continua tendo boas atuações em 2023. Fernando Diniz é o técnico, sendo amado por grande parte dos tricolores.

Bem estruturado, o Athletico é uma agremiação que nos últimos anos vem chegando forte nas competições, em especial aquelas de mata-mata, mas, nos pontos corridos, também não decepciona — no ano passado, foi o sexto. Também não podemos deixar de fora Corinthians e Internacional, que não vivem um bom início de época, porém, podem chegar longe.

Surpresas e "meio de tabela"

Indo para o seu terceiro ano consecutivo na elite, com direito a classificação para a Liberta e Sula, o América entra no Brasileirão já considerado aquele time "chato", difícil de vencer, e que pega a primeira metade da tabela. A base do time foi mantida, assim como o comandante, Vagner Mancini.

Com a extraordinária contratação do atacante Luis Suárez e a volta do técnico Renato Gaúcho, que subiu com o time da Série B, o Grêmio chega mais confiante, mesmo tendo passado pela segunda divisão. Red Bull Bragantino, Fortaleza, Bahia e Botafogo iniciam a disputa sem grandes expectativas, mas não como candidatos imediatos ao descendo.

Briga contra a degola

Com elencos de nível mais baixo, Goiás, Coritiba, Cuiabá e Vasco não serão grandes surpresas caso fiquem entre os quatro últimos. Já Santos e São Paulo, devido à pressão e mal desempenho neste início de ano, já chegam com as expectativas baixas.

Por fim, há a incógnita chamada Cruzeiro. A Raposa sobrou na Série B de 2022 e virou a temporada com a ansiedade alta pela volta à Série A após três longas temporadas. Porém, equipe foi desmantelada e não vem agradando. Paulo Pezzolano deixou o comando e assumiu Pepa, homem em quem a gestão de Ronaldo Fenômeno confia. Aliás, a própria diretoria afirma que a briga, em 2023, é para não cair. Aguardemos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!