Luta sem fim

CBF repudia atos racistas contra Rodrygo: "O racismo não vencerá!"

Após ser alvo de ataques de cunho racista em suas redes sociais depois do jogo com a Argentina, atacante brasileiro recebe apoio da CBF

Por O Tempo Sports
Publicado em 23 de novembro de 2023 | 23:45
 
 
 
normal

Por meio de nota divulgada no final da noite desta quinta-feira (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou sua indignação em relação aos ataques racistas sofridos por Rodrygo e demonstrou apoio ao jogador a seleção.

Os ataques ocorreram depois que Rodrygo chegou a discutir com Messi antes de a bola rolar para Brasil e Argentina, no Maracanã, na última terça (21).

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mais uma vez manifesta publicamente  seu repúdio  aos atos racistas cometidos contra o jogador da Seleção Brasileira Rodrygo. A CBF não se limita a  repudiar mas, principalmente, seguirá trabalhando de forma incansável para banir do futebol esta doença chamada racismo", destaca trecho incial da nota assinada por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade.

"O racismo não vencerá. Me solidarizo com Rodrygo, que sofreu ataques violentos e injustificáveis. Atitudes como essa, que infelizmente já vimos acontecer outras vezes com jogadores brasileiros negros,  merecem punição", acrescentou.

'O papel da sociedade, o papel da CBF, é o de criar mecanismos para conter e estancar esse crime, dentro e fora dos campos. Como primeiro presidente negro da CBF, sigo lutando pelo dia em que nenhuma pessoa será discriminada pela cor da sua pele".

Ednaldo Rodrigues também confirmou que o amistoso contra a Espanha, na próxima Data Fifa, também será utilizada como uma espécie de manifesto anti-racista.

"Em março do ano que vem, na próxima data FIFA na Espanha, contra a Seleção Espanhola, você, Rodrygo, Vinícius Jr., além de todos os brasileiros que são vítimas do  racismo, iremos realizar mais que um jogo, mas uma ação, chamada "Uma só pele", que é um chamamento à reflexão sobre esse tipo de violência que você sofreu, que Vinícius sofre e que todos aqueles que como vocês, brasileiros ou não, jogadores ou não, sofrem  diariamente neste planeta. A CBF está ao seu lado, Rodrygo", finaliza a nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!