Libertadores 2022

Contra o Palmeiras, Galo reencontra árbitro de jogo com polêmica do VAR em 2021

Wilmar Roldán apita o jogo desta quarta-feira (10) pelas quartas de final da Libertadores; Colombiano apitou o jogo da eliminação do Atlético na competição, em 2021, no Mineirão

Por Igor Veiga
Publicado em 10 de agosto de 2022 | 15:30
 
 
 
normal

Nesta quarta-feira (10), o Atlético entra em campo contra o Palmeiras em busca de uma vaga nas semifinais da Libertadores. Na partida decisiva no estádio Allianz Parque, o Galo reencontrará o árbitro Wilmar Roldán.

O último jogo do Atlético apitado pelo juiz colombiano foi o empate por 1 a 1 entre Atlético e Palmeiras, no Mineirão, que eliminou o Galo da Libertadores 2021, nas semifinais. 

O jogo foi envolto de uma possível polêmica com o VAR. Tanto que o Atlético chegou a acionar a Conmebol pedindo a anulação do gol marcado pelo Palmeiras ou do jogo, alegando uma invasão de campo de um jogador reserva do time paulista - o atacante Deyverson -, durante o lance que culminou no tento do Palmeiras.

Relembre a polêmica:

Na jogada, Gabriel Veron (hoje no Porto) ganhou a disputa de bola com o zagueiro Nathan Silva, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Dudu igualar o marcador no Mineirão. No início do lance, o reserva Deyverson (atualmente no Cuiabá) aquecia à beira do campo, mas entra no gramado com a bola rolando.

O lance do gol foi revisado pelo VAR, mas o responsável pela arbitragem de vídeo, o árbitro uruguaio Andrés Cunha, não considerou que a "invasão" teria interferido diretamente no lance do gol. No entanto, outro assistente do VAR recomenda que Roldán puna Deyverson com cartão amarelo.

Roldán em outros duelos do Galo na Libertadores

Roldán faz parte da história do Galo por apitar a vitória por 2 a 0 seguida da disputa por pênaltis, que deu o único título da Libertadores do clube, contra o Olimpia, no Mineirão, em 2013. 

Árbitro Fifa desde 2008, o colombiano de 42 anos também atuou em outros 3 jogos do Galo na Libertadores. Em 2015, Roldán atuou no 2 a 2 entre Atlético e Internacional, no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final.

No ano seguinte, o colombiano foi o dono do apito na vitória do São Paulo por 1 a 0 contra o Galo, no Morumbi, na partida de ida das quartas de final da Libertadores 2016. 

Jogo da demissão de Levir Culpi

Três anos após, Roldán comandou a goleada do Cerro Porteño no Galo, por 4 a 1, no Paraguai, pelo Grupo 5 da Libertadores 2019, partida que culminou com a demissão do então técnico alvinegro, Levir Culpi.

A primeira vez em que Roldán apitou uma partida do Galo foi em 2009, no 1 a 1 do Atlético contra o Goiás, no Mineirão, no jogo de ida pela 1ª eliminatória da Copa Sul-Americana.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!