Com apenas 3 milhões de habitantes, o Catar é um país árabe com leis e costumes bastante diferentes dos brasileiros. Para a Copa do Mundo 2022, que começa no próximo dia 20 de novembro, a estimativa é que 1 milhão de turistas desembarquem no país par assistir aos jogos do Mundial.

Conforme a Fifa, o Brasil é um dos 10 países que mais comprou ingressos para as partidas da Copa do Catar. Embora as autoridades cataris tenham dito que pretendem afrouxar algumas regras enquanto durar o evento, é preciso ficar atento às leis do país, conforme explica o professor João Alfredo Lopes Nyegray, professor de geopolítica e negócios internacionais na Universidade Positivo.

O que é considerado crime no Catar?

Segundo o professor, o Catar considera crime a homossexualidade e o adultério, além do consumo de álcool fora dos lugares permitidos. “A homossexualidade é um crime passível de pena de morte para os muçulmanos. Para o adultério, e até mesmo relações entre pessoas que não são formalmente casadas, o país utiliza punições como flagelação", explica Nyegray.

No Catar, bebidas alcoólicas são permitidas apenas dentro de alguns hotéis, predominantemente de luxo. "Para quem consumi-las fora desses lugares, a pena é a mesma (flagelação)”, aponta o especialista. Segundo ele, há relatos de estrangeiros condenados ao açoitamento por consumo de álcool no Catar.

Apesar da Copa, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios também será proibida. No entanto, a Fifa ainda negocia a liberação para o consumo em locais estratégicos como as chamadas "fan zones".

Cuidado ao tirar fotos ou filmar no Catar

Ainda segundo Nyegray, no Catar, os turistas devem tomar cuidado na hora de tirar fotos em visita a pontos turísticos. No país da Copa do Mundo de 2022, filmar e fotografar pessoas sem a autorização prévia delas também é crime.

O professor alerta que esse cuidado extra é fundamental, pois, se o testemunho for feito por uma pessoa considerada não confiável pelas autoridades, ele sequer é aceito.

“É uma situação complicada porque considerar alguém confiável ou não, é algo bastante relativo. Além disso, se for uma questão envolvendo homens e mulheres, o testemunho feminino tem metade do valor do relato deles”, destaca Nyegray.

Outros costumes e roupas no Catar

Para quem acompanhará a Copa do Mundo no Catar como turista, há também outras questões de ordem cultural, considerada normais no Brasil, mas longe de serem bem vistas no mundo árabe.

Na religião muçulmana, segundo o professor Nyegray, andar com roupas que expõem ombros, peitoral ou coxas é algo não bem aceito. Nas ruas do Catar, o ideal é usar vestimentas que cubram, no mínimo, desde os ombros até os joelhos.

"Mulheres devem evitar também usar decotes e roupas justas", orienta o especialista. Corriqueiras no Brasil, as manifestações públicas de afeto como beijos e abraços entre casais também não são bem vistas no Catar.