Nova postura

Cuca muda atitude e faz pronunciamento forte sobre acusação de estupro na Suíça

Treinador pediu desculpas às mulheres e afirmou que segue angustiado mesmo após a anulação de sua condenação

Por O TEMPO SPORTS
Publicado em 10 de março de 2024 | 23:34
 
 
 
normal

O técnico Cuca fez um pronunciamento forte e falou sobre a acusação de estupro, após a estreia dele pelo Athletico neste domingo (10), na vitória por 6 a 0 sobre o Londrina, na Ligga Arena, em Curitiba (PR).

O treinador chegou a ser condenado na Suíça a 15 meses de prisão por coação e ato sexual contra uma menor de idade, em 1989, quando jogava pelo Grêmio.

Em janeiro deste ano, o processo foi anulado porque Cuca foi julgado à revelia, ou seja, sem ter um advogado o representando oficialmente. Mas o treinador nunca foi inocentado pela Justiça.

"Eu pensei que estaria leve, que minha angústia acabaria com a resolução legal do processo. Não acabou. Entendi que não acabou porque ela não dependia só de uma decisão judicial, mas também de entender o que a sociedade espera de mim", disse Cuca.

"Reconheço que isso não é só sobre mim, mas é sobre mim também. Uma mulher que passa por qualquer tipo de violência não consegue viver a vida dela sem permanecer machucada. O impacto dura pra sempre", ressaltou o treinador. "O mundo do futebol e o mundo dos homens em que vivo nunca tinha me cobrado nada. O mundo está mudando, e para melhor".

O treinador fez outras declarações importantes durante seu depoimento. "Não estou falando isso pra agradar alguém, ou da boca pra fora. Me comprometo a fazer parte da transformação. Acredito que a transformação seja pela educação", afirmou. "Vocês não verão palavras, verão atitudes. Estou junto nessa causa e me comprometo a ajudar". 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!