Sem preconceito

Galo, Cruzeiro e América se unem na campanha contra homofobia

Luta a favor dos LGBT+ faz parte de ação dos três grandes clubes da capital mineira no Dia Internacional do Orgulho LGBT

Por Daniel Ottoni
Publicado em 28 de junho de 2020 | 12:45
 
 
normal

Os três grandes clubes de futebol de Belo Horizonte se uniram em prol da luta contra a homofobia e a favor da igualdade de gênero. Atlético, Cruzeiro e América se manifestaram, neste domingo, por meio de ações para combater o preconceito contra gays, lésbicas, transsexuais e travestis. A data de 28 de junho marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

O trio foi muito cobrado nos últimos anos para tomar tal posição, que agora aparece de forma uníssona. O vídeo divulgado pelo Atlético informa que em 2019, o Brasil contou com 329 mortes de pessoas que foram vítimas de LGBTfobia. Em Minas Gerais, foram 19. No Brasil, a cada 26 horas, um LGBT+ é morto ou comete suicídio. O Cruzeiro mudou sua foto de perfil nas redes sociais, com as cinco estrelas tendo como cores de fundo as que representam o grupo que luta, todos os dias, por direitos iguais. 

Coelho realiza ação em parceria com grupos que são referência na causa

Já o América divulgou ação para criar uma camisa a favor da campanha com o apoio da Sparta, marca própria do clube. A ideia teve apoio do Coletivo Marias de Minas e ao Bharbixas, equipe poliesportiva LGBTI+ de Belo Horizonte. Os dois grupos serão representados por designers que ficarão responsáveis pela produção do material. O produto será apresentado em julho, quando estará à venda para que os torcedores possam vestir o orgulho LGBTQI+ e reforçaram o combate à discriminação.

"Mais do que falar sobre a causa, entendemos que nosso papel como clube é o de incorporá-la, de fazer parte dessa luta por um ambiente inclusivo, sadio e seguro no futebol. E foi isso o que evoluímos nos últimos três anos, passo a passo, até chegar nessa parceria. O América e a Sparta estão muito honrados com essa parceria e esperamos contribuir para mudanças positivas na realidade das pessoas LGBTQI+ dentro do futebol”, afirma Erley Lemos, Diretor de Marketing e Negócios do América. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!