Série B

Grêmio revive Batalha dos Aflitos, vence Náutico e está de volta à Série A

Tricolor gaúcho é o segundo time a garantir vaga na primeira divisão, após o Cruzeiro

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 23 de outubro de 2022 | 17:59
 
 
 
normal

O Grêmio voltou à Série A do Campeonato Brasileiro. Assim como em 2005, no confronto conhecido como a Batalha dos Aflitos, o tricolor gaúcho voltou a vencer os pernambucanos por 3 a 0 para conseguir o retorno a elite do futebol brasileiro. A equipe de Renato Gaúcho é a segunda colocada com 61 pontos, onze atrás do líder e campeão da série B 2022, o Cruzeiro.

Os gols que garantiram a vitória dos gremistas foram de Bitello, que marcou dois, um no primeiro tempo e o outro no segundo, e Lucas Leiva, na etapa final.

Aos sete minutos do segundo tempo, Geuvânio, do Náutico foi expulso. O cartão vermelho foi aplicado após a revisão do lance no VAR. Na saída de campo, o atacante do Timbu bateu na cabine do VAR, danificando a proteção do equipamento. 

Além do retorno a elite, a equipe de Renato Gaúcho voltou a vencer fora de casa. O último triunfo como visitante foi no dia 5 de agosto, quando o Imortal ainda era comandado por Roger Machado. A equipe gaúcha venceu o Guarani, em Campinas, pela 22ª rodada. De lá para cá foram seis derrotas e um empate jogando distante da sua torcida.

O próximo confronto do Grêmio será contra o Tombense. A partida contra os mineiros será na próxima sexta-feira (28), às 21h30, em Porto Alegre. O Tombense ocupa a 14ª posição, com 44 pontos, cinco a mais que o CSA, primeiro time da zona de rebaixamento para a série C. O Naútico, que é lanterna da competição e disputará a terceira divisão em 2023, volta a campo no próximo sábado (29), às 19h, contra a Chapecoense, em Santa Catarina.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!