A Federação Mineira de Futebol (FMF) definiu nesta quinta-feira (10) a escala de arbitragem para os jogos da 10ª rodada do Campeonato Mineiro, que vão acontecer neste fim de semana. Igor Junio Benevenuto, protagonista de polêmica no clássico entre Atlético e Cruzeiro, há quatro dias, não foi escolhido.
Não é possível afirmar que ele não foi escalado apenas por causa do episódio, visto que árbitros e auxiliares fazem constante rodízio entre as rodadas. Fato é que partida no Mineirão parece ter abalado o profissional, que relatou ameaças, fazendo com que ele mudasse de visual e não voltasse para casa, segundo ele. Saiba mais AQUI.
A própria entidade desportiva entendeu que a marcação de Benevenuto foi correta, o que foi rebatido por diversos comentaristas de arbitragem. Além desse confronto, ele comandou o apito em outros jogos.
Durante a audiência pública, o presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Juliano Lopes, falou quais são os principais critérios para a escalação. "O critério para a designação dos árbitros centrais leva-se em consideração o grau de complexidade da partida, qualificação, condicionamento físico e o desempenho técnico dos árbitros. Somente serão escolhidos os que foram habilitados nas avaliações físicas e teóricas no ano em curso", disse.
O lance que mais gerou polêmica no clássico foi de um pênalti em Hulk, quando a partida estava sendo vencida pela Raposa, no segundo tempo. Após cobrança, o Galo empatou e depois virou a partida.
Veja a escala de árbitros:
Tombense x URT: Paulo César Zanovelli
Democrata x Atlético: Vinicius Gomes do Amaral
Uberlândia x América: Felipe Fernandes Lima
Caldense x Athletic: André Luiz Skettino Bento
Vila Nova x Patrocinense: Ronei Cândido Alves
Cruzeiro x Pouso Alegre: Emerson Almeida Ferreira