Hora do adeus?

Jogadores já veem 'clima de despedida' de Abel Ferreira no Palmeiras

Mesmo focados na reta final do Brasileirão, jogadores do Palmeiras já admitem que dificilmente o técnico português seguirá no comando da equipe em 2024

Por Agências
Publicado em 01 de dezembro de 2023 | 18:44
 
 
 
normal

Os jogadores do Palmeiras já admitem que Abel Ferreira não será o técnico da equipe a partir do próximo ano.

A reportagem apurou que o discurso dos atletas do Palmeiras é de que Abel Ferreira não seguirá no clube. O Al-Sadd, clube do Catar, definiu o técnico português como principal alvo para 2024 e já comunicou que não vê problemas em pagar a multa rescisória de Abel com o Palmeiras: 3 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação atual).

A busca pelo título do Brasileirão é para Abel encerrar o ciclo no clube com chave de ouro. Seria a chance de Abel encerrar seu ciclo no Alviverde no topo, conquistando sua nona taça em pouco mais de três anos à frente da equipe.

Após a goleada contra o América (4 a 0), Piquerez foi questionado na zona mista sobre uma possível saída de Abel ao final da temporada e deu uma resposta enfática: "A gente tá fechado entre nós, vivendo o presente. O que acontecer no futuro, acontecerá. Ninguém é para sempre, ninguém vai ficar aqui para sempre. Então estamos fechados agora em ganhar este Brasileirão".

A diretoria palmeirense está muito preocupada com uma possível saída do técnico, mas o posicionamento do clube é de não comentar 'especulações'.

Por que sairia agora?

Abel Ferreira recebeu sondagens mais de uma vez em 2023, mas optou por seguir no clube. O técnico não queria deixar a equipe no meio da temporada, como fez Luís Castro ao deixar o Botafogo quando era líder isolado do Campeonato Brasileiro (a vantagem do clube carioca derreteu após a ida do português para o Al Nassr).

Só que o cenário é diferente agora. O interesse do Al Sadd surgiu no final da temporada do futebol brasileiro, com a chance de Abel encerrar o ano com mais um título, e Palmeiras tendo tempo suficiente para buscar um substituto para a próxima temporada.

Abel está cheio dos problemas do futebol brasileiro. Após a vitória contra o Internacional, em novembro, o treinador foi enfático: "Estou de saco cheio desses jogos seguidos, viagens seguidas. (...) Não quero isto para mim".

E o sucessor?

O auxiliar Vitor Castanheira, que comandou a equipe contra o América, foi questionado sobre o tema. Castanheira afirmou que se Abel deixar o clube, todos o acompanharão. "Essa equipe anda sempre junta. É o que eu posso dizer", afirmou Castanheira.

O Palmeiras será campeão com uma vitória e um empate nos próximos dois jogos, contra Fluminense (no Allianz) e Cruzeiro (no Mineirão).

Ainda há chance de festa já neste final de semana: o Alviverde pode ficar com a taça com uma rodada de antecedência se vencer o Fluminense e Atlético, Botafogo e Flamengo no máximo empatarem. (Flávio Latif e Lucas Musetti Perazolli - Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!