Futebol feminino

Meninas de Galo e Coelho fazem história

Times de América e Atlético se enfrentam no Mineirão em busca de novos adeptos à modalidade

Por Lohanna Lima
Publicado em 22 de março de 2019 | 21:54
 
 
normal

Um dia para ficar marcado na memória e também na história do Gigante da Pampulha. Neste sábado (23), às 10h, o novo Mineirão recebe, pela primeira vez, um clássico entre as equipes femininas de Atlético e América. O jogo faz parte de uma das ações do evento de empreendedorismo Voe Mulher, que termina neste sábado, após vários dias de palestras e workshops, com diversas mulheres do seguimento, tendo como uma das atrações principais a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil.

A partida entre as garotas do Galo e do Coelho antecede a estreia das duas equipes na Série A2 do Campeonato Brasileiro – uma das principais competições do ano para os times. Enquanto o Atlético já jogou na temporada pela Copa BH de Futebol, o Coelho fará no Gigante da Pampulha o seu primeiro jogo em 2019. O fato de jogar no Mineirão, um dos grandes palcos do futebol mundial, tem deixado as meninas ansiosas e com a expectativa elevada, algo que foi trabalhado pelas duas comissões técnicas durante toda esta semana de preparação.

Ao mesmo tempo, as garotas estão cientes de que mais importante que o resultado é a oportunidade de apresentar um bom futebol para conseguir cativar cada vez mais adeptos à modalidade, como explica a técnica da equipe americana, Kethleen Azevedo.

“É um mercado novo, e o que importa é que o Mineirão esteja cheio e abrace essas meninas, que são muito guerreiras. Espero que a gente possa fazer um espetáculo bacana para que seja o primeiro de muitos jogos nossos por lá. Nossa ideia é fazer um bom jogo para conquistar novos torcedores para a modalidade”, projeta.

Pelo lado do Atlético, há muito respeito ao América, principalmente pelo fato de o Coelho estar há cinco temporadas com sua equipe feminina, como explica a coordenadora do futebol feminino do Atlético, Nina Abreu.

“Sabemos da qualidade e do profissionalismo que o clube vem dando ao time feminino do América. Nossas meninas estão preparadas, pois um clássico é sempre especial, e no Mineirão é ainda melhor. O futebol feminino é um caminho sem volta, e nós estamos caminhando, a meu ver, com a estrutura que temos no Atlético, a longos passos”, celebra Nina.

Serviço

O Mineirão se preparou para receber cerca de 8.000 espectadores para o clássico de logo mais. O acesso da torcida será pelo portão B, no setor roxo do estádio, mediante a entrega de materiais higiênicos que serão distribuídos, posteriormente, para uma ONG da capital mineira.

 

Torcedores se mobilizam para apoiar as meninas

O jogo deste sábado também será especial para 30 alunos da Escola Municipal Professor Tabajara Pedrosa, no bairro Candelária, região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Por iniciativa da professora de ciências Luciane Soares, os alunos poderão assistir à partida. “Eu estava cortando os cupons do jornal Super na escola para trocar pelos ingressos. A nossa diretora viu e perguntou se era para levar os alunos, e acabei tendo a ideia de levá-los”, relembra Luciane.

Para muitas dessas crianças, esta será a primeira oportunidade de ir ao Mineirão. “Hoje a diretora já comprou os absorventes para que os alunos entreguem, já que muitos deles não possuem condições de comprar. Então, assumimos toda a logística. Penso que é uma excelente oportunidade para os alunos assistirem a uma partida do futebol feminino entre dois clubes profissionais, e isso nos ajuda a trabalhar com eles a questão do preconceito que envolve a mulher no ambiente do futebol”, explica.

Luciane é figurinha conhecida nos jogos do masculino do Atlético e faz parte de um grupo de mulheres que vão juntas ao estádio. “Espero que o futebol feminino tenha o mesmo apoio e que não seja apenas por ter sido uma exigência das confederações”, conclui.

Rio 2016

Durante os Jogos Olímpicos de 2016, o Mineirão foi um dos palcos escolhidos para receber os jogos de futebol feminino. Uma das partidas mais tensas e emocionantes da Rio 2016 foi entre a seleção brasileira e a seleção australiana, no Gigante da Pampulha, em que o Brasil avançou para as semifinais nos pênaltis, após empatar no tempo normal em 0 a 0. Naquela ocasião, o Mineirão registrou o maior público do estádio no ano até então, já que as meninas jogaram para 52.660 espectadores.

Voe Mulher

Pioneirismo

O Voe Mulher é o primeiro evento de empreendedorismo dentro de um estádio de futebol brasileiro, sendo o maior evento feminino do Estado. Idealizado pela mineira Ângela Paulo, o evento tem o objetivo de inspirar as participantes com histórias de mulheres reais, fortes, determinadas, de grande representatividade e bem-sucedidas em sua área de atuação, além de promover experiências com suas mais de 60 atrações, incluindo master talks, arena de oportunidades nos mais de 50 estandes, game show e tecnologia, workshops, rodada de negócios, oficinas e apoio para empregabilidade.

Atrações

A jornalista Fernanda Gentil foi uma das grandes atrações do evento, nesta sexta-feira (22). Sempre bem-humorada, ela compartilhou suas experiências com o público. A atriz Cláudia Raia era uma das convidadas de destaque, porém não pôde comparecer ao evento devido ao falecimento de sua mãe. 

Parcerias

O evento conta com diversas parcerias, entre elas o jornal Super Notícia e a rádio Super 91,7 FM, que durante esta semana promoveu a troca de ingressos para o jogo entre Atlético e América por meio da troca de selos do jornal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!