Marcados na história

Onde estão os campeões do mundo com a Espanha há uma década? Confira

Treze nomes ainda estão em atividade, sendo que apenas três ainda estão sendo lembrados para a seleção; alguns estão tentando a sorte como treinador

Por Josias Pereira
Publicado em 11 de julho de 2020 | 13:00
 
 
 
normal

No dia 11 de julho de 2010, exatamente há uma década, a Espanha conquistava pela primeira vez a Copa do Mundo ao superar, em um jogo dramático no estádio Soccer City, em Johannesburgo, a Holanda por 1 a 0, gol de Iniesta na prorrogação. Dos 23 jogadores convocados por Vincente Del Bosque para aquela edição do Mundial, 13 ainda estão em atividade. 

O Super FC recorda abaixo o que esses campeões mundiais andam fazendo da vida depois daquela conquista histórica para o país, que comprovou o domínio da Fúria, que anteriormente havia vencido a Eurocopa 2008 e voltou a vencê-la em 2012 ano que as tensões entre os jogadores de Barcelona e Real Madrid começou a se intensificar. 

GOLEIROS 

Casillas 

Capitão da seleção espanhola na conquista da Copa do Mundo de 2010, Casillas se viu fora dos gramados de forma até abrupta por causa de um infarto. Ele hoje ocupa um cargo diretivo no Porto, seu último clube, ligando o vestiário e a diretoria. Ele também é uma espécie de embaixador do time português e de La Liga, além de ter se lançado até ao cargo de presidente da Federação Espanhola. Acabou não levando a ideia adiante. 

Reina 

Jogador do Aston Villa cedido por empréstimo pelo Milan. 

Victor Valdés 

Após aposentar-se dos gramados, seguiu a carreira de treinador. Hoje comanda o UA Horta, um clube formador da terceira divisão espanhola. 

DEFENSORES

Albiol 

Jogador do Villarreal. 

Piqué 

Jogador do Barcelona. 

Marchena 

Vem atuando como segundo treinador no Barça B. 

Puyol 

Tem atendido a diversos eventos da Fifa e da Uefa como embaixador do futebol. Exerce função parecida em La Liga e também participa de outras celebrações do mundo esportivo, como o prêmio Laureus. Também assumiu um cargo diretivo no Barcelona. 

Capdevilla 

Seguiu o mesmo caminho diretivo de Casillas, e é hoje responsável pelas relações externas do Espanyol, recentemente rebaixado à segunda divisão do Espanhol. 

Sérgio Ramos 

Jogador do Real Madrid. 

Arbeloa 

Tornou-se embaixador do Real Madrid e já faz sua transição para o cargo de treinador. Vem fazendo os cursos da Uefa para retirar a licença. 

MEIAS 

Andrés Iniesta 

Jogador do Vissel Kobe, do Japão. Já afirmou que quer se tornar treinador quando aposentar. 

Xavi 

Mais um dos jogadores da seleção espanhola que seguem no futebol no cargo de treinador. Após permanência no futebol árabe, o histórico volante tornou-se treinador do Al Sadd, do Catar. É cotado atualmente para assumir o comando do Barcelona. 

Cesc Fàbregas

 

Jogador do Monaco-FRA 

Xabi Alonso 

Vem se concentrando na formação de atletas. É atualmente o treinador do Sanse, a filial da Real Sociedad. 

Busquets

Jogador do Barcelona. 

Javi Martínez

Jogador do Bayern de Munique. 

David Silva 

Jogador do Manchester City. 

ATACANTES

David Villa 

Tem investido na carreira de executivo do futebol. É coproprietário atualmente do Queensboro FC, de Nova York. Ele ainda comanda outros projetos futebolísticos, como a DV7 Soccer Academy. 

Fernando Torres

Atualmente é dono de uma rede de academias e está se especializando para assumir, em breve, o posto de treinador. 

Mata 

Jogador do Manchester United. 

Pedro 

Jogador do Chelsea. 

Llorente 

Jogador do Napoli. 

Jesús Navas 

Jogador do Sevilla. 

Dos 13 atletas campeões do mundo que ainda estão em atividade, apenas três ainda estão figurando nas convocações para a seleção espanhola. São eles: Sérgio Ramos, Sérgio Busquets e Jesús Navas. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!