Esquema sob críticas

Vazado em 7 dos 8 jogos, Pezzolano vê Cruzeiro 'confortável' com três zagueiros

Mesmo com Cruzeiro sofrendo gols em 7 dos 8 jogos que fez no Mineiro, Pezzolano vê time mais 'confortável' com três zagueiros

Por Frederico Teixeira
Publicado em 05 de março de 2023 | 07:30
 
 
 
normal

Cruzeiro garantiu vaga na semifinal do Mineiro para encarar o América, mas o técnico Paulo Pezzolano reconheceu que o futebol apresentado pela equipe precisa melhorar muito. E um fator em especial chama atenção: o time sofreu gols em sete dos oito jogos que disputou na competição.

Mesmo com esse retrospecto negativo, o comandante uruguaio não parece disposto a mudar suas convicções. Na coletiva após o empate em 1 a 1 com o Democrata-SL, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), Pezzolano deu a entender que manterá a equipe atuando no esquema com três zagueiros.
  
"Você recebe gols com dois zagueiros, com três, com um... A equipe se sente mais segura por trabalhar com três zagueiros. Hoje (contra o Democrata) recebemos um gol pela segunda bola. Cobrança de falta.
Isso (fato de atuar com três zagueiros) não interfere no gol", analisou o comandante celeste.

Pezzolano ainda ressaltou que o time ainda não conseguiu o entrosamento necessário nesta temporada, até mesmo pela questão dos desfalques.

"Não tivemos sorte de poder jogar com mesma equipe. Tem contusão, jogadores que ficam fora. E isso vai cortando (o entrosamento). Não é fácil jogar como nós queremos. É entrosamento, entendimento", destacou.

Contra o Democrata-GV, o volante Matheus Jussa começou a partida fazendo o papel de terceiro homem na saída de bola, já que o zagueiro Neris, que sofreu uma lesão muscular, sequer viajou com a delegação para Cariacica.

Na relação, o Cruzeiro só contava com Lucas Oliveira, Reynaldo e o jovem Pedrão como zagueiros de ofício, mas Pezzolano optou por não utilizar o prata da casa. 

O único jogo do Estadual em que o Cruzeiro não sofreu gols foi na goleada de 4 a 0 sobre o Villa Nova, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada da competição.

O técnico uruguaio entende que o time como um todo ainda precisa evoluir, não apenas no setor defensivo. "Contra uma equipe tão fechada, faltaram ferramentas para termos oportunidade de gol. Jogar contra uma equipe com bloco alto é o mais difiícl que tem no futebol. Isso é o que temos que melhorar", finalizou.

Cruzeiro e América devem fazer a primeira partida das semifinais do Mineiro no próximo sábado (11), mas o local ainda não está definido. A partida pode ser disputada até mesmo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro

1ª rodada - Patrocinense 1 x 2 Cruzeiro
2ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Athletic
3ª rodada - América 1 x 0 Cruzeiro
4ª rodada - Cruzeiro 0 x 1 Pouso Alegre
5ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Atlético
6ª rodada - Cruzeiro 0 x 4 Villa Nova
7ª rodada -  Caldense 1 x 2 Cruzeiro
8ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Democrata-SL

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!