Leão garantido!

Villa bate Aparecidense, avança na Copa do Brasil e fatura grana alta

Com gol de Guilherme Santos na reta final da partida, Leão do Bonfim garantiu a vitória e a gorda premiação por avançar à segunda fase da competição

Por Frederico Teixeira
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 | 22:57
 
 
 
normal

Nove anos após sua última participação na competição, o Villa Nova voltou a se classificar à segunda fase da Copa do Brasil ao bater o Aparecidense por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (28), no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, com gol de Guilherme Santos.

Com a vaga, o Leão do Bonfim receberá uma premiação de R$ 945 mil da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por disputar a primeira fase do torneio, o Leão do Bonfim já havia embolsado R$ 787,5 mil.

O próximo adversário do Villa na competição será o Operário de Ponta Grossa (PR), que se classificou ao segurar o 0 a 0 com o Operário de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, também nesta quarta (28).

A segunda fase da competição também será disputada em jogo único, já na próxima quarta-feira (6), em Nova Lima, mas em caso de empate a decisão da vaga é definida na cobrança de pênaltis.

No primeiro tempo do jogo desta noite, o Aparecidense, que tinha a vantagem de poder jogar pelo empate, teve maior posse de bola. O Villa, mesmo com certa dificuldade de sair pro jogo, quando chegava era mais perigoso.

Nas vezes em que o time visitante chegou, o Villa contou com grandes intervenções do seu goleiro Glaycon. Em outros momentos, a 'sorte' também ajudou, como em um lance em que Robert finalizou forte e a bola passou raspando a trave.

No segundo tempo, o Villa seguiu tentando pressionar o adversário e partiu pra cima. A equipe, entretanto, falhava nas conclusões e errada no passe final.

A Aparecidense tentava 'gastar o tempo' e chegava pouco. Entretanto, acabou castigado já na reta final do confronto.

Aos 37 minutos, em uma saída de bola errada do adversário, o atacante canhoto Guilherme Santos, emprestado pelo Atlético, recebeu a bola dentro da área e finalizou cruzado, de perna direita.

Após o gol, o Aparecidense promoveu alterações, tentando colocar o time para frente, em busca do empate que lhe daria a vaga.

Para completar o sofrimento do torcedor do Villa, o meia Neto, outro revelado na base do Atlético, sentiu uma contusão e apenas 'fazia número' em campo, já que o técnico Vinícius Munhoz já havia promovido todas as substituições possíveis.

Aí foi a vez do Villa fazer cera. Antônio Cabral e Lucas Vital foram amarelados pelo árbitro Rafael Martins Diniz (DF). Glaycon também caiu em campo e ganhou segundos preciosos. Ao apito final, celebração total no Alçapão do Bonfim.

O Villa Nova é o segundo time mineiro a garantir vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Antes dele, apenas o Athletic havia se classificado, ao vencer o Volta Redonda por 1 a 0.

Outros três representantes de Minas na primeira fase da competição acabram eliminados: o Tombense perdeu para o Anápolis por 1 a 0, o Cruzeiro foi batido pelo Sousa por 2 a 0 e o América acabou derrotado pelo Maringá nesta quarta (28) também por 2 a 0.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!