Com uma performance avassaladora do norte-americano Sam Daniel, o Life Fitness/Minas Tênis Clube venceu o Vasco por 93 a 65, na noite de ontem, em duelo realizado na Arena da Rua da Bahia, pela quarta rodada do NBB. Com o resultado, o time chegou à terceira vitória no torneio, a segunda seguida em casa. O time já havia batido o Joinville, na segunda-feira, por 85 a 73.
Para derrubar os cariocas, o Minas precisou de uma grande mudança de mentalidade no segundo quarto do jogo. A equipe foi surpreendida no primeiro quarto ao levar um 21 a 11 do Vasco. No início da parcial seguinte, a vantagem dos visitantes subiu para 14 pontos. Parecia que não era a noite dos mineiros. Só parecia. A equipe conseguiu empatar o jogo em cinco minutos ao emplacar uma corrida de 14 pontos a 0 sobre o Vasco.
“Cobrei um pouco deles a capacidade que eles têm. Eu não estava pedindo nada a mais. A gente tem uma equipe bem atlético, com a caraterística de jogar com intensidade e não estávamos fazendo isso no início do jogo. A gente estava achando que o Vasco ia entregar as bolas na nossa mão, ia errar e jogaríamos a hora que quiséssemos. Acho que a partir do momento que eles fizeram isso, puderam se defender melhor, garantir rebote, poder jogar no contra-ataque, tirando a confiança deles, o jogo fluiu. Mas poderia ter sido um jogo que escaparia das nossas mãos porque 14, 15 pontos de diferença, em um primeiro quarto é difícil de buscar”, salienta o técnico minas-tenista Flávio Espiga.
Foi aí que começou a brilhar a estrela do norte-americano Sam Daniel, com incríveis 15 pontos (3/5 nas bolas de 3 pontos) em oito minutos.
O Minas desgarrou-se no placar e não deu chances para o Vasco, abrindo mais 20 pontos de frente no terceiro período de jogo. No último período, já abatido, o Vasco mandou à quadra sua “turma do terrão”, enquanto Daniel seguia “on fire”.
O norte-americano terminou a partida com com 37 pontos, sendo 25 deles no segundo tempo, e estabeleceu o novo recorde de pontos da temporada. O jogador acertou sete arremessos em 11 tentativas (63,6% de aproveitamento) e registrou a terceira maior marca do campeonato no quesito. Além disso, ele ainda pegou quatro rebotes.
“Acho que a equipe manteve a tranquilidade, os objetivos que a gente tinha traçado para o jogo em mente e acho que aí fomos premiações por isso, jogar em grupo, entender que hoje tínhamos um jogador (Sam Daniel) com uma performance grande nos arremessos, a gente explorou isso bastante. Nós somos um grupo que temos muita capacidade de executar muitas coisas e aproveitar o que vem dando certo”, concluiu Espiga.
O Minas volta à quadra no próximo sábado, às 17h, quando pega o Pinheiros, na Arena da Rua da Bahia. Com 75% de aproveitamento, três vitórias em quatro duelos, o Life Fitness/Minas é o quarto colocado na tabela de classificação do NBB.