O chefe da delegação olímpica iraquiana disse que o Comitê Olímpico Internacional (COI) negou um pedido para não exibir uma bandeira israelense ao lado da do Iraque durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
- Agenda Olímpica Paris-2024: veja os dias, horários de todas as modalidades
"Quando chegamos ao estádio de Lyon (na quarta-feira), encontramos a bandeira do Iraque exposta ao lado da bandeira de Israel", apesar de a seleção israelense não jogar em Lyon, disse Herda Raouf à AFP.
A seleção masculina de futebol do Iraque derrotou a Ucrânia por 2 a 1 na quarta-feira, em Lyon, e perdeu por 3 a 1 neste sábado para a Argentina.
Raouf, cujo país não reconhece o Estado de Israel e apoia a causa da Palestina, acrescentou que a sua delegação pediu aos representantes do COI que "reposicionassem ou removessem a bandeira israelense", mas que o seu pedido foi rejeitado.
O representante do COI argumentou, segundo Raouf, que as "bandeiras de todos os países participantes em jogos de futebol masculino e feminino devem ser expostas em ordem alfabética".
Raouf acrescentou que sua delegação enviou um protesto formal por e-mail ao COI com o mesmo pedido antes da partida contra a Argentina, mas foi novamente rejeitado.
Para as forças de segurança francesas, os jogos Ucrânia-Iraque e Israel-Mali de quarta-feira foram classificados como eventos de alto risco.
Cerca de 1.000 policiais franceses ficaram encarregados da segurança durante a partida entre Israel e Mali, na qual vários torcedores exibiram bandeiras israelenses e palestinas.
AFP