O nome oficial é Jornalista Felipe Drummond, mas os apaixonados por esporte chamam o espaço de Mineirinho. Principal casa do esporte olímpico em Minas Gerais, o ginásio, às margens da Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte, volta a receber partidas importantes de vôlei neste fim de semana. O Mineirinho será palco das semifinais e da decisão do Campeonato Mineiro Codemge de Vôlei Masculino - os jogos serão neste sábado (12), quando serão realizadas as semifinais, e no domingo (13), quando serão disputados o terceiro lugar e, também, a grande final. A expectativa é de mais de 13 mil torcedores nos dois dias de evento, segundo a Federação Mineira de Vôlei (FMV). As partidas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports e na TV Aberta pela Rede Minas.
A primeira semifinal será entre Itambé Minas e JF Vôlei, às 11h. Em seguida, às 13h, Sada Cruzeiro e Praia Clube disputam a segunda vaga na final. O confronto decisivo será realizado domingo, às 11h30, também no Mineirinho. Antes disso, às 9h30, os derrotados do dia anterior disputam o terceiro lugar.
Itambé Minas e Sada Cruzeiro têm sido presenças constantes nas finais do torneio estadual nos últimos anos. Os dois decidem o torneio desde 2010 - todos com vitória do Sada. O Minas já conquistou 20 títulos, enquanto a equipe celeste soma 15 - e quatorze consecutivos no momento. Já Praia Clube e JF Vôlei buscam um feito inédito ao tentar quebrar essa hegemonia.
Na fase classificatória do Campeonato Mineiro 2024, o Itambé Minas encerrou a fase classificatória na liderança, com 27 pontos. A segunda colocação foi do Sada Cruzeiro, com 26 pontos, seguido por Praia Clube (16) e JF Vôlei (12).
O Sada Cruzeiro, atual campeão da Superliga, busca ampliar seu domínio estadual, enquanto o Itambé Minas, maior vencedor do Campeonato Mineiro, tenta retomar o título - o último foi em 2018. “Estamos prontos e animados por jogar no Mineirinho. Eu já joguei aqui alguns anos atrás, então já sei como é. Agora, ter essa experiência jogando pelo Sada Cruzeiro, com o ginásio lotado e perto da nossa torcida, é outra experiência. Estou bem ansioso, estamos muito focados. Nesta última semana, fizemos ajustes. Chegamos confiantes e motivados para essas finais”, comentou Douglas, ponteiro do Sada Cruzeiro.
Pelo lado do Praia Clube, Lucas Loh falou sobre o desafio de enfrentar o atual campeão. “Este palco tem muita história no vôlei. Estamos ansiosos pelas finais. Será uma semifinal dura e vamos enfrentar o Sada Cruzeiro, que é a equipe a ser batida. Sabemos que o favoritismo está do lado deles, mas viemos para apresentar o nosso melhor e tentar surpreender de alguma maneira”, afirmou o jogador.
O Itambé Minas aposta na força de seu elenco e no fator casa para chegar à final. Maique, líbero do Minas, destacou sua expectativa de jogar no Mineirinho: “Nunca tive a oportunidade de jogar no local, mas já assisti a algumas partidas. As expectativas são as melhores, fizemos uma excelente campanha. Estamos praticamente invictos, só perdemos o último jogo para o Sada Cruzeiro no detalhe. Estamos focados na semifinal, que é um jogo importante, e espero sair vitorioso.”
Modernização do Mineirinho
Desde a decisão da temporada 2018/19 da Superliga feminina, o Mineirinho não via uma final de vôlei No jogo de ida, em 21 de abril de 2019, o Gerdau Minas superou o Dentil Praia Clube por 3 a 2. Em Uberlândia, na casa das adversárias, a equipe minastenista sagrou-se campeã da temporada.
Com um histórico marcado por grandes confrontos, especialmente no vôlei, o ginásio já recebeu partidas memoráveis, que atraíram multidões e quebraram recordes mundiais de público.
Em 1994, o ginásio registrou um recorde de público ao receber 26,5 mil torcedores para assistir à vitória do Brasil sobre a China por 3 sets a 0, em uma partida do Campeonato Mundial Feminino, sob o comando de Bernardinho.
No ano seguinte, o ginásio abrigou 27 mil pessoas assistiram à derrota do Brasil para a Itália por 3 a 2, na final da Liga Mundial. No próximo final de semana, além de assistir a confrontos de muita qualidade técnica e prestigiar os times mineiros em quadra, a reta final do Mineiro é uma boa maneira de matar a saudade do belo ginásio, que faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Recentemente, o ginásio passou por uma série de melhorias após a concessão realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais (Seinfra), em 2022. O local recebeu novas cadeiras, a iluminação foi modernizada e foram realizadas reformas nas áreas sanitárias, elétricas e também nos estacionamentos. Além disso, foi feita a revitalização das áreas de convivência e alimentação. As reformas também visam melhorar a segurança e a experiência dos torcedores.
Segundo Eduardo Barella, CEO da Concessionária Mineirinho SPE, receber a fase final do Mineiro é um compromisso com a tradição do ginásio e a importância de entregar uma experiência de alto padrão para o público mineiro, reforçando o papel do Mineirinho como símbolo do esporte em Minas Gerais.
Final Campeonato Mineiro de vôlei masculino: onde assistir os jogos ao vivo
O público poderá acompanhar todas as partidas da Final Four Tour do Campeonato Mineiro Codemge 2024 ao vivo pela internet no canal do Youtube de O TEMPO e O TEMPO SPORTS.
Jogos finais do Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino
Sábado (12/10)
- 11h – Semifinal: Itambé Minas x JF Vôlei
- 13h – Semifinal: Sada Cruzeiro x Praia Clube
Domingo (13/10)
- 09h30 – Disputa pelo bronze
11h30 – Final