O 21º título do Campeonato Mineiro Codemge 2024 é um dos objetivos do Itambé Minas nesta temporada. O primeiro passo do elenco comandado pelo técnico Gui Novaes é e vencer o JF Vôlei na semifinal para se garantir na decisão. A partida está marcada para sábado (12 de outubro), às 11h, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. O confronto será transmitido ao vivo pelo YouTube de O Tempo Sports e pela Rede Minas.

O Itambé Minas encerrou a fase classificatória na liderança, com 27 pontos. A segunda colocação foi do Sada Cruzeiro, com 26 pontos, seguido por Praia Clube (16) e JF Vôlei (12). 

Ao longo do torneio, a equipe da Rua da Bahia perdeu apenas o último jogo, diante do Sada Cruzeiro (3 sets a 1). Em entrevista exclusiva ao O TEMPO Sports, Gui Novaes fez uma análise do início da temporada. Em seu segundo ano à frente da equipe, o treinador minastenista conta com um elenco que mescla jovens promessas e atletas mais experientes. 

"Nossa equipe ainda é muito jovem, mas recebemos atletas com mais experiência, como Aboubacar Dramé — o Abouba, Renato Russomano — o Pato, Gabriel Bertolini, Javad Karimi e Willian Dorado. Os mais experientes trazem uma mentalidade vencedora. Eles entram nos treinos com 110% de disposição, e os jovens pegam essa vontade", explica. Ele também aponta que a adaptação foi facilitada, por já ter trabalhado com alguns desses novos atletas, como Bertolini e Pato.

Sobre os aspectos a melhorar para a semifinal e os outros torneios, Novaes avalia que os fundamentos de saque e o bloqueio, apesar dos progressos, precisam de alguns ajustes. "Podemos ser muito melhores nisso, mas a equipe tem muito potencial. Algumas lesões, como a do Abouba e a do Bertolini, atrapalharam o processo, mas temos margem para crescer ainda mais ao longo desta temporada", destaca.

Durante o Campeonato Mineiro, em certos momentos, por questões logísticas, o tempo para recuperação entre os jogos foi curto. Para manter o nível do elenco, Gui Novaes contou também com o apoio de atletas da categoria de base.

"Contamos com a colaboração de atletas da equipe Sub-19, o que manteve o nível dos treinos. O oposto Samuel Neufeld, por exemplo, apesar de ainda ser um atleta juvenil de 20 anos, é um menino que já trabalhou comigo na Seleção Brasileira; que tem um perfil muito interessante em quadra. Além dele, o central Henrique Guedes, que entrou no último jogo contra o Cruzeiro, tem 19 anos. Esses meninos entram em quadra, sabem aproveitar a oportunidade e corresponderam, abrindo espaço e fortalecendo a equipe”, destaca o técnico sobre o DNA formador do Minas

Expectativa para semifinal

Gui Novaes durante partida entre Itambé Minas x Sada Cruzeiro - Campeonato Mineiro Codemge 2024. Créditos: Hedgard Moraes/ MTC

Durante a primeira fase, o Itambé Minas e o JF Vôlei se enfrentaram duas vezes: na abertura e na penúltima rodada. Em ambas as oportunidades, o Itambé Minas venceu por 3 sets a 0.

Novaes, entretanto, ressalta que, apesar dos placares finais, os jogos anteriores foram equilibrados. Por isso, projeta dificuldades na semifinal. "Juiz de Fora é um time muito equilibrado, com um padrão defensivo organizado. Nos jogos anteriores, em alguns momentos ficamos atrás do placar e tivemos que batalhar bastante para conseguir reverter. Destaco o oposto Wesley, um menino que, além de pontuar muito, erra muito pouco. Agora, estamos focados nos estudos, com treinamentos específicos para enfrentar a equipe", afirma.

A fase final do Campeonato Mineiro Codemge de Vôlei Masculino marcará o retorno do voleibol ao Mineirinho, palco de eventos históricos da modalidade. Gui Novaes comenta o significado especial de jogar uma semifinal neste local tão importante na história da modalidade no Estado. 

"Confesso que a ficha ainda não caiu e não sei se vai cair ainda. Eu estive na final de 2010-2011 como membro da comissão técnica do SESI, com mais de 15 mil pessoas no ginásio. Agora, estar à frente do Itambé Minas em uma semifinal neste mesmo lugar é uma oportunidade única. Quero entrar lá, aproveitar cada segundo e espero sair com um resultado positivo", conclui o treinador.

Ingressos

As semifinais do Campeonato Mineiro Codemge 2024 estão marcadas para o próximo sábado, 12 de outubro. Itambé Minas e JF Vôlei entram em ação às 11h30, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Mais tarde, às 13h30, o Sada Cruzeiro encara o Praia Clube. A decisão será no domingo, 13 de outubro, às 11h30. Enquanto a disputa do terceiro lugar acontece às 9h30. 

Os ingressos estão à venda pela internet no portal Eventim. Os preços variam entre R$ 15 e 40.