O Sada Cruzeiro é campeão da Supercopa 2024. A equipe celeste superou o Sesi Vôlei Bauru por 3 sets a 1 na decisão disputada na noite desta sexta-feira (18 de outubro). As parciais foram de 25/17, 25/27, 25/17 e 25/18. O confronto ocorreu no ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luís, no Maranhão.
Este é o sexto título da Supercopa conquistado pela equipe mineira. O clube celeste também se sagrou campeão da competição nos anos de 2015, 2016, 2017, 2021 e 2022. Com a conquista, o Sada Cruzeiro chega ao seu 54° título desde 2010, quando iniciou a parceria entre o Sada Vôlei Betim e o Cruzeiro Esporte Clube.
A Supercopa 2024 colocou em quadra os campeões da Superliga Masculina e da Copa Brasil de 2023/2024. O Sesi foi o vencedor da Superliga, superando o Campinas na decisão. Já o Sada Cruzeiro superou o Guarulhos e ficou com o título da Copa do Brasil.
A decisão
O saque forte e o bom aproveitamento no ataque marcaram o início de jogo do Sada Cruzeiro, o que permitiu à equipe mineira abrir quatro pontos de vantagem. O Sesi esboçou uma reação com o ponta Lucas Bergmann e o oposto Darlan, que estiveram com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, na França. No entanto, a equipe paulista não conseguiu diminuir a diferença no placar, uma vez que o time celeste contou com o bom desempenho do ponteiro Rodriguinho, no saque.
À frente do placar, o Sada Cruzeiro administrou a vantagem com o saque agressivo e o bom passe. O time mineiro ainda contou com os erros de recepção do adversário, o que motivou o treinador Anderson Rodrigues a pedir um tempo técnico para orientar a sua equipe. Apesar dos ajustes, o Sesi não conseguiu se aproximar no placar. O Sada Cruzeiro fechou a primeira parcial em 25 a 17.
O segundo set começou com Sesi em vantagem no placar. A equipe paulista abriu três pontos de diferença, mas o Sada Cruzeiro reagiu, diminuindo para apenas um. O Sesi passou a contar então com os erros do time mineiro para recuperar a distância no placar.
Na reta final da segunda parcial, e em desvantagem no placar, o Sada Cruzeiro voltou a forçar o saque com o ponteiro Douglas Souza e o oposto Wallace. A equipe mineira conseguiu se aproximar, diminuindo a diferença para apenas dois pontos. O Sesi, por sua vez, contou com o bloqueio e o bom desempenho de Darlan no ataque para recuperar a vantagem. O Sada Cruzeiro empatou a parcial no 24º ponto. Apesar da reação, o time paulista fechou o segundo set em 27 a 25.
O equilíbrio marcou o início do terceiro set, com as equipes alternando pontos. Mas em boa passagem de Rodriguinho no saque, o time celeste conseguiu abrir vantagem, chegando aos seis pontos de diferença. Mesmo à frente no placar, o Sada Cruzeiro manteve o ritmo, apostando no saque forte e no bloqueio. A equipe cruzeirense fechou o terceiro set em 25 a 17.
Assim como no set anterior, a quarta parcial começou com os dois times trocando pontos. O levantador Matheus Brasília, do Sada Cruzeiro, apostou nas jogadas com Wallace, Rodriguinho e Douglas Souza. Já o Sesi insistiu nos lances de ataque com Darlan, Guiga e Lucas Bergmann.
A equipe mineira conseguiu abrir vantagem de quatro pontos. No entanto, o time paulista reagiu, diminuindo a diferença para apenas dois. O Sesi não conseguiu manter o ritmo e viu o Sada Cruzeiro retomar a vantagem com o bom aproveitamento de Douglas Souza e de Wallace no ataque.
À frente no placar, o time do técnico Filipe Ferraz administrou a diferença até a reta final da parcial. O Sada Cruzeiro fechou o quarto set em 25 a 18, vencendo o jogo e conquistando o seu sexto título da Supercopa.
Agenda
O próximo compromisso do Sada Cruzeiro será diante do Praia Clube, no Triângulo Mineiro. O duelo mineiro marca a estreia das equipes na Superliga Masculina. O confronto será na quinta-feira (24 de outubro), às 21h30.
O Sesi volta às quadras um dia antes, na quarta-feira (23). A equipe paulista enfrenta a Associação Atlética Neurologia Ativa em seu primeiro compromisso na competição nacional.