Os 'deuses' do vôlei reservaram um capítulo todo especial na história do esporte jogado com as mãos para a grande decisão do Campeonato Mundial de vôlei masculino. Neste domingo (15), às 14h30, estarão em quadra no ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, duas potências do vôlei internacional e maiores vencedores da competição. Com quatro títulos em sua galeria, o Sada Cruzeiro enfrenta o Trentino, da Itália, e tenta igualar a marca do clube europeu, que tem cinco. 

A disputa da final do Mundial terá transmissão ao vivo e gratuita nos canais do YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports. A partida promete lotar mais uma vez o ginásio da cidade mineira, que recebe a competição internacional pela primeira vez em sua história. A equipe da casa, o Praia Clube, também participou do Mundial, mas foi eliminada na primeira fase.

O Sada Cruzeiro precisou se superar para chegar à decisão deste domingo contra o clube italiano. O time estrelado venceu dois jogos na fase classificatória e perdeu um. Teve até que contar com a ajuda de adversários para chegar à semifinal, quando passou com propriedade pelo Foolad Sirjan, do Irã.

A desconfiança do início da competição fez o Sada Cruzeiro chegar com moral para o reencontro com o Trentino, time que venceu de virada na última rodada da primeira fase e motivou o grupo. "Muitos talvez não apostavam na gente, sabiam das dificuldades que o Mundial tem, dos cruzamentos que podiam acontecer (de adversários), dos times badalados, os italianos. E, com todo respeito, realmente são grandes times, seleções. Mas o nosso time sabe muito bem como lidar com esse tipo de situação", avaliou o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro.

O adversário

Já o Trentino venceu dois jogos e perdeu apenas o último para o Sada Cruzeiro, quando alguns atletas foram poupados já pensando na decisão. Por todos estes ingredientes e pela qualidade dos dois elencos, a decisão do Campeonato Mundial de Vôlei entre Sada Cruzeiro e Trentino certamente reserva grandes emoções para os torcedores do time estrelado e os amantes do vôlei mundial.

O terceiro lugar, entre Lube Civitanova, da Itália, e Foolad Sirjan, do Irã, acontece também neste domingo às 11h30 no Sabiazinho.