Sada Cruzeiro e Trentino brigam pela taça na final do Campeonato Mundial de clubes masculino de vôlei 2024. A bola sobe neste domingo, 15 de dezembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília), na Arena Sabiazinho, em Uberlândia (MG).
As duas equipes dominam o Mundial de Clubes de vôlei como os maiores campeões. Os italianos possuem cinco títulos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2018). Enquanto Sada Cruzeiro está na cola do rival, quatro triunfos de 2013, 2015, 2016 e 2021.Essa será a segunda final do torneio disputada as duas equipes. Na edição de 2012, em Doha, no Catar, o time italiano levou a melhor por 3 sets a 0 na decisão, com show do cubano naturalizado italiano Osmany Juantorena, eleito MVP da competição. Daquela final, o oposto Wallace é o único remanescente do lado mineiro.
A grande final do Mundial entre Sada Cruzeiro e o Trentino, da Itália, tem transmissão dos canais do Youtube de O TEMPO e O TEMPO Sports. A narração é de Pedro Abilio, os comentários de Frederico Teixeira e a reportagem fica por conta de Lucas Maia.
Retrospecto
Sada Cruzeiro e Trentino já se enfrentaram cinco vezes no Mundial, com quatro vitórias para os italianos e uma para os brasileiros. Os dois primeiros confronto foram em 2012, no Catar, um pela fase de grupos e outa na decisão quando o Trentino conquistou o tetracampeonato e teve o ponteiro Osmany Juantorena eleito MVP. Pelo Sada Cruzeiro, o líbero Serginho recebeu os prêmios de melhor na posição e melhor saque. Wallace e William Arjona também se destacaram.
O duelo mais recente foi na semifinal do Mundial de 2021, em Betim, com vitória do Trentino por 3 sets a 0. Os outros dois encontros foram em 2018, com a vitória dos italianos, pelo placar de 3 sets a 1, na fase de grupos. Depois em 2021, quando o anfitrião Sada Cruzeiro fez 3 sets a 0 sobre o italiano e garantiu o primeiro lugar do Grupo B da competição que lhe garantiu o título.