O Praia Clube aposta no oposto Franco Willian, um dos novos ídolos da torcida, contratado nesta temporada para liderar o ataque da equipe de Uberlândia no Mundial de Clubes de vôlei masculino 2024. O torneio reúne as oito melhores equipes do cenário internacional e será realizado de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, em Uberlândia, Minas Gerais. A escolha da cidade mineira, após desistência da Índia, foi uma surpresa. Mas, para quem atua no Triângulo Mineiro, foi uma grande oportunidade.
“A gente não estava esperando o Mundial em Uberlândia. A grande maioria do nosso time não teve essa oportunidade de jogar esse campeonato. E poder jogar agora, e jogar na nossa casa, isso para nós faz total diferença, uma oportunidade que pode ser única. Estamos muito felizes com essa chance”, afirma Franco.
No Grupo A, o Praia Clube enfrentará adversários de peso: o Al Ahly (Egito), o Cucine Lube Civitanova (Itália) e o Foolad Sirjan (Irã). Caso avance, disputa a fase de mata-mata no sábado e no domingo, dias 14 e 15 de dezembro. Pelo regulamento, as duas equipes mais bem colocadas em seus grupos avançam no Mundial.
“As equipes que vêm são as melhores do mundo, mas estamos estudando cada adversário. É aproveitar, esquecer um campeonato, começar outro. Um ajudando o outro, vamos nos fortalecendo e seguindo em frente”, completa Franco.
Referência na base e na Superliga
Franco, com 2,01m metros de altura e 97 kg, nascido em Bento Gonçalves (RS), tem passagens por diversos clubes brasileiros, atuações na Europa, e integrou as categorias de base da seleção brasileira, quando foi campeão mundial juvenil em 2009. Foi o maior pontuador da Superliga em duas temporadas consecutivas e também eleito o melhor oposto da competição nacional quando vestia a camisa do Vedacit Guarulhos. Aos 34 anos, o atleta é peça-chave na equipe comandada pelo técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo.
“Estou muito feliz com esse início e com a rápida adaptação que tive. Time todo novo, muitos jogadores com quem eu não tinha jogado antes. Estamos conseguindo apresentar um bom voleibol neste início na Superliga, com muita coisa para melhorar, mas o importante é ajudar o time a crescer a cada dia e mostrar bons resultados também no Mundial”, disse Franco.
Desde sua estreia na elite do voleibol brasileiro, o time masculino do Praia Clube vem mostrando entrosamento e, ocupa a terceira colocação na Superliga masculina e espera fazer mais no Mundial, uma vitrine em comparação à equipe feminina. O Dentil Praia Clube, mais consolidado no país, já é uma das referências no vôlei nacional.
Franco destacou a rápida adaptação ao novo elenco, que tem também como destaques o ponteiro Maicon Santos, de 20 anos e 2,14 metros, e o central Pietro, de 23 anos e 2,05 metros, que têm contribuído significativamente com atuações no ataque e no bloqueio.
Para o oposto, o Mundial será um desafio, especialmente pelo calendário intenso. “Vai ser um campeonato bem difícil e desgastante. Vai ser no meio da Superliga, com jogos em dias consecutivos. Vamos precisar revezar a equipe para jogar em alto nível e, ao mesmo tempo, cuidar para ninguém passar do ponto, porque a Superliga continua depois”.