Neste domingo (16), às 6h, a seleção feminina de vôlei encerra sua participação na fase classificatória da Liga das Nações (VNL) 2024, em um duelo que tem tudo para ser quente tanto dentro quanto fora de quadra. A adversária do confronto, Turquia, vem surgindo nos últimos anos como uma das principais rivais da seleção brasileira, principalmente por serem as atuais campeãs da competição a qual o Brasil ainda busca sua primeira medalha de ouro. O Sportv2 transmite o confronto.

Até agora, esta é a melhor campanha do Brasil na VNL, já que, após 11 jogos, ainda não conheceu nenhuma derrota, assegurando a liderança da tabela. Se vencer a Turquia, será a primeira seleção na história a passar invicta pela primeira fase da competição. Já as turcas tiveram dois tropeços: contra a Itália e o Japão. Elas estão na quarta colocação, mas com um jogo a menos. Ainda enfrentam a China na manhã deste sábado (15).

Para o Brasil confirmar a invencibilidade, precisa vencer um adversário duro. A Turquia, com muita tradição no vôlei, chega com uma seleção forte e uma peça importante: Melissa Vargas. A oposta é a segunda melhor atacante e a maior pontuadora do torneio até agora, com 210 pontos (mesmo de Van Ryk, do Canadá). 

Por isso, a seleção liderada por Zé Roberto conta com seu elenco robusto, que vem fazendo boas apresentações e se mostra muito entrosado. Uma das principais jogadoras, a capitã Gabi Guimarães, aparece entre as melhores nas estatísticas da VNL em cinco categorias (pontuadora, atacante, passadora, defensora e sacadora) e, além disso, tem vasta experiência no voleibol turno. Ela defendeu o Vakifbank desde 2019 e se despediu nessa temporada.

'Tretas' fora de quadra também apimentam jogo complicado

Se em quadra a rivalidade vai falar alto, fora dela não será diferente. Nos últimos meses, uma das principais jogadoras da Turquia, a oposta Karakurt, protagonizou momentos de alfinetadas e discussões com brasileiras e torcedores. Na final da liga Russa, a turca chamou a atenção por provocar adversárias e a atitude gerou reprovação cm atletas e ex-atletas do Brasil. 

Após levar um 'puxão de orelha' da brasileira Natália Zilio, adversária na ocasião, aproveitou as redes sociais para provocar brasileiros, postando nas redes sociais: "Boa noite Brasil" com o resultado do jogo.

Tanto Brasil quanto Turquia já conquistaram classificação para os Jogos Olímpicos por meio do torneio Pré-Olímpico, realizado no final do ano passado. As duas seleções também estão classificadas para a fase final da VNL, que será realizada entre os dias 20 e 23 deste mês, na Tailândia.