O Praia Clube está nas semifinais do Sul-Americano de Clubes de Vôlei Masculino. Jogando no ginásio UTC, em Uberlândia, o time mineiro superou o River Plate, da Argentina, por 3 sets a 0, e emplacou mais uma vitória sem perder sets. Nesta quinta-feira, 13 de março, as parciais foram de 25/21, 25/16 e 25/18.

Mantendo a invencibilidade na competição, o Praia começou o jogo em ritmo mais lento, cometendo erros na recepção e ficando atrás no placar nos primeiros pontos. No entanto, ajustou o bloqueio, melhorou a virada de bola e garantiu a virada para fechar o set. Nas parciais seguintes, a equipe mineira adotou uma postura mais agressiva, sacando com eficiência e impondo maior volume de jogo para consolidar a vitória.

Com 19 pontos, o ponteiro Maicon foi o principal destaque do jogo, explorando bem o bloqueio adversário e sendo a referência ofensiva do Praia. O oposto Franco, com 16 pontos, também teve boa atuação na construção do resultado.

Fase de grupos e próximo desafio

Na primeira rodada, Praia Clube venceu o Murano, do Chile, por 3 a 0, e com mais uma vitória sem perder sets diante do River Plate, da Argentina, garantiu 100% de aproveitamento e a liderança do Grupo A. Agora, a equipe mineira enfrenta o segundo colocado geral do torneio na semifinal.

Outro brasileiro garantido na semifinal é o Sada Cruzeiro, que venceu os argentinos do Monteros por 3 sets a 0. O time celeste agora aguarda combinação de resultados para conhecer seu adversário na próxima fase.

O River Plate ainda terá uma última chance de avançar, enfrentando o Murano, às 15h30, na briga pela última vaga nas semifinais.

O JOGO

O River Plate começou impondo um ritmo forte, abriu 12 a 7 com bom volume de jogo e aproveitou os contra-ataques, impulsionado pelo desempenho do ponteiro Lucas Malaber. Ajustando a recepção e aumentando a eficiência no ataque, o Praia Clube diminuiu a diferença para 14 a 11. A equipe de Uberlândia seguiu explorando o bloqueio adversário, empatou em 18 a 18 e conseguiu a virada. Com o oposto Franco e o ponteiro Maicon decisivos no ataque, o time brasileiro fechou o set em 25 a 21.

Diferente da primeira parcial, o Praia Clube entrou mais confiante e impôs seu ritmo desde o início. Abriu 4 a 2 e, com um bom volume de jogo e eficiência no ataque, ampliou a vantagem para 16 a 10. O oposto Franco seguiu sendo a principal referência ofensiva, contando com o suporte do ponteiro Maicon na construção das jogadas. Mantendo o controle do set e explorando bem o bloqueio adversário, o time de Uberlândia fez 25 a 16.

Na terceira parcial, o River Plate saiu na frente, mas o Praia Clube ajustou suas jogadas e manteve o equilíbrio no placar. As equipes seguiram trocando pontos até que o time mineiro conseguiu abrir três de vantagem, com Maicon explorando o bloqueio e sendo decisivo nas viradas de bola.