Garantido nos playoffs das quartas de final com a melhor campanha da Superliga masculina de vôlei, líder isolado, o Sada Cruzeiro soma 18 vitórias, três derrotas e 51 pontos, e não pode mais ser alcançado pelo Itambé Minas, segundo colocado, com 47 pontos. Na última rodada, o time celeste entra em quadra apenas aguardando a definição do seu adversário nas quartas. São José, Goiás, Guarulhos e Blumenau, dependendo de uma combinação de resultados, são os clubes que podem aparecer no caminho celeste.

A liderança assegura ao Sada Cruzeiro o direito de decidir em casa os confrontos do mata-mata, disputado em melhor de três jogos, tanto nas quartas quanto nas semifinais. As datas serão confirmadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Na quinta-feira (27/3), às 21h, os 12 times da competição entram em quadra para as definições dos cruzamentos das quartas de final. Pelo regulamento, o primeiro colocado enfrenta o oitavo na próxima fase.

Briga pelo G8 e contra o rebaixamento

O confronto entre Sada Cruzeiro e Blumenau tem peso decisivo para os catarinenses. Com 20 pontos, a equipe de Santa Catarina precisa vencer para seguir com chances de permanecer na elite. Um triunfo por 3 sets a 2, por exemplo, já garante dois pontos, suficientes para ultrapassar o Guarulhos, que tem 21.

Se quiser sonhar com os playoffs, a missão do Blumenau é ainda mais difícil: precisa vencer o Sada por 3 a 0 ou 3 a 1 e torcer por derrotas de São José, Goiás e Guarulhos. Mas, em caso de derrota, o Blumenau tem chance de ser rebaixado para a Superliga B.

O Viapol/São José, com 22 pontos, depende apenas de si para avançar para próxima fase. O adversário da última rodada será o Suzano, já classificado em sétimo lugar, com 29 pontos. Uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 garante os joseenses nas quartas. Mas, se vencer por 3 a 2, somando apenas dois pontos, ainda pode ser ultrapassado pelo Goiás — caso os goianos vençam o Joinville Vôlei.

O Goiás tem 20 pontos e também segue vivo na briga. Enfrenta o Joinville na última rodada e precisa vencer — de preferência por 3 a 0 ou 3 a 1 — para ter chances de entrar no G8, dependendo dos tropeços de São José e Guarulhos.

Já o Vedacit Guarulhos, também com 21 pontos, encara o lanterna Neurologia Ativa, já rebaixado com apenas dois pontos. Para seguir na disputa, o time paulista precisa vencer por 3 a 0 ou 3 a 1 e torcer por derrotas de São José e Goiás.

Jogos última rodada da primeira fase da Superliga masculina 2024/25

  • Viapol/São José x Suzano
  • Joinville x Saneago Goiás
  • Itambé Minas x Praia Clube
  • Vôlei Renata x Sesi Bauru
  • Vedacit Guarulhos x Neurologia Ativa
  • Sada Cruzeiro x Apan/Roll-on Blumenau