A seleção brasileira de vôlei feminino está na semifinal da Liga das Nações (VNL) 2025. Nesta quinta-feira, 24 de julho, a equipe verde-amarela bateu a Alemanha por 3 sets a 0, em Lodz, na Polônia. As parciais foram de 25/19, 26/24 e 25/14.
Em quadra, diante das alemãs, o Brasil teve altos e baixos, mas os erros das adversárias foram determinantes para o time brasileiro abrir vantagem nos momentos decisivos. Rosamaria e Gabi Guimarães foram as protagonistas do triunfo brasileiro, comandando as ações ofensivas com potência e regularidade, e anotaram 13 e 12, pontos respectivamente. Quem também brilhou foi a central Diana que parou as adversárias no bloqueio.
Com o resultado, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães encaram o Japão no próximo sábado (26), às 15h (horário de Brasília), por uma vaga na decisão do torneio.
O JOGO
O Brasil começou o primeiro set com autoridade, apostando nas viradas de bola da oposta Rosamaria, que comandou o ataque. A Alemanha respondeu com boas ações das ponteiras Alsmeier e Stautz, mantendo o placar equilibrado até 15 a 15. A partir daí, o time brasileiro cresceu em volume de jogo. Gabi garantiu estabilidade na linha de passe, enquanto Diana parou o bloqueio e Julia Bergmann apareceu bem no contra-ataque. Com ritmo forte, a equipe verde-amarela controlou o fim do set e venceu por 25 a 19.
No segundo set, o equilíbrio do início ao fim. O Brasil teve dificuldades na recepção e nas viradas de bola, mas a Alemanha também cometeu muitos erros de ataque e na defesa. Aos poucos, a seleção brasileira aproveitou os vacilos do outro lado e conseguiu abrir 18 a 14. Quando parecia que o set estava controlado, a alemãs reagiram e cresceram no jogo, explorando o bloqueio e empataram em 19 a 19. Mas a resposta veio com Gabi, que chamou a responsabilidade, virou bolas decisivas e recolocou o time verde-amarelo na frente. Com ralis intensos e o placar apertado, o bloqueio brasileiro apareceu na hora certa e garantiu o 26 a 24.
Na última parcial, o Brasil foi dominante do início ao fim. Com saque eficiente, quebrou o passe das alemãs e impôs seu ritmo. A seleção soube administrar a vantagem e contou com uma sequência de erros da Alemanha, que teve dificuldades no ataque e na recepção. A partir daí, as brasileiras fecharam o set com tranquilidade em 25 a 14.
Semifinais repetem 2024 e Brasil tenta resultado diferente
As quatro seleções classificadas para as semifinais da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2025 são as mesmas da edição do ano passado. Itália, Polônia, Brasil e Japão avançaram de novo e vão se enfrentar nos mesmos cruzamentos da última edição. Em 2024, as italianas venceram as polonesas e chegaram à final, enquanto as japonesas eliminaram a seleção brasileira.
Na decisão do ano passado, a Itália conquistou o título, e a Polônia garantiu o terceiro lugar. Agora, o Brasil reencontra o Japão pela terceira vez em uma semifinal da VNL e tenta avançar para a final em busca de um título inédito na competição.
Veja o chaveamento da semifinal da VNL feminina 2025
Confira os confrontos, datas e horários:
Sábado, 26 de julho
- 11h — Polônia x Itália
- 15h — Brasil x Japão