O técnico Zé Roberto adiantou a ‘receita’ para a seleção brasileira se destacar no Mundial de Vôlei, que começa na próxima sexta-feira (22/8). A competição abre o ciclo olímpico para Los Angeles-2028, e o Brasil chega para a disputa com caras jovens, que busca o melhor entrosamento. E a partida diante da Grécia, primeiro adversário do torneio disputado na Tailândia, é que vai mostrar o ‘feeling’ dessa mistura. 

Todas as atletas convocadas para o Mundial disputaram a Liga das Nações de Vôlei. Nomes como o das jovens Julia Kudiess, Julia Bergmann e Marcelle já mostraram seu potencial ainda na disputa da VNL, campanha que deu a prata ao Brasil. Elas somam à experiência de Macris, Rosamaria e Gabi, com mais rodagem pela seleção.

“Nós primeiro precisamos sair bem do grupo, em primeiro ou segundo,” analisou o treinador. “Aí cruzamos com o outro grupo, de onde devem vir China e República Dominicana. Passando, pode ser que encontremos a França novamente, que dos times que não estamos tão acostumados a jogar contra, foi um dos que mais evoluiu. Vi algumas jogadoras talentosas, com perspectiva importante para o futuro. Se seguirmos avançando, a tendência é ter um confronto com a Itália na semifinal, mas antes precisamos chegar até lá”, disse Zé Roberto após a disputa da VNL. 

O Brasil estreia no Grupo C do Mundial de Vôlei, diante da Grécia, sexta-feira (22/9), às 9h30 (de Brasília), com transmissão do canal SporTV 2. Na Tailândia, o Brasil buscará o inédito título do Mundial. A seleção tem 17 participações na competição e foi cinco vezes ao pódio, ganhando a prata em 1994, 2006, 2010 e 2022 e o bronze em 2014, mas ainda busca o ouro.

Na sequência, vai enfrentar a França, e, no último embate da fase de grupos, pega Porto Rico. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final.

Jogos do Brasil no Mundial de Vôlei*

  • 22/8 - Brasil x Grécia - 9h30 (Transmissão SporTV 2)
  • 24/8 - Brasil x França - 9h30 (Transmissão SporTV 2)
  • 26/8 - Brasil x Porto Rico - 9h30 (Transmissão SporTV 2)

*Horários de Brasília

As atletas convocadas para o Mundial  

  • Ponteiras: Gabi (capitã), Helena e Júlia Bergmann
  • Centrais: Diana, Lorena, Júlia Kudiess e Luzia
  • Opostas: Rosamaria, Kisy e Tainara
  • Levantadoras: Macris e Roberta
  • Líberos: Laís e Marcelle