O Brasil inicia nesta sexta-feira (22/8), às 9h30 (de Brasília), a caminhada na busca do ouro inédito do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino. A seleção comandada por José Roberto Guimarães enfrenta a Grécia em Chiang Mai, na Tailândia, pela primeira fase da competição. O jogo terá transmissão do Sportv2.

A seleção brasileira chega na competição após ficar na segunda colocação da Liga das Nações, disputada na Polônia, perdendo a decisão contra a Itália. Na segunda colocação do ranking mundial, atrás justamente das italianas, o Brasil entra no Campeonato Mundial de olho no lugar mais alto do pódio, feito nunca antes alcançado.

Dono de duas medalhas de ouro de Jogos Olímpicos, o Brasil chegou em quatro decisões do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino e foi vice em todas, além ter uma medalha de bronze. Na última edição, em 2022, a seleção brasileira foi derrotada na final por 3 a 0 pela Sérvia.

A ponteira Gabi falou da expectativa para a estreia da seleção feminina no Campeonato Mundial e também comentou sobre a Grécia, adversária da primeira partida.

"Chegou o grande momento. Sempre um jogo um mais tenso, de muita ansiedade. Temos que ter um cuidado muito grande, principalmente em relação à nossa atitude, à nossa agressividade. O time da Grécia evoluiu nos últimos anos, mas nunca jogamos contra elas. Algumas jogadoras atuam na Itália e eu conheço um pouco. Esse primeiro jogo vai ditar a nossa caminhada no Mundial", disse Gabi.

Quem também comentou sobre o jogo diante da Grécia foi a oposta Rosamaria. Ela falou a respeito da preparação da seleção brasileira para a estreia na competição.

"Estamos estudando bastante sobre a equipe adversária. E nosso time está treinando muito bem. A gente está em uma fase de preparação aqui na Ásia há algum tempo. Treinando bastante forte e buscando melhorar alguns pontos. Estamos muito confiantes em fazer uma boa primeira fase para conseguir uma classificação", falou a oposta.

O Brasil está no Grupo C da competição, junto com Grécia, França e Porto Rico. No domingo (24/8), às 9h30 (de Brasília), o duelo será diante das francesas, enquanto o confronto contra as porto-riquenhas acontece na terça-feira (26/8), no mesmo horário. As duas melhores equipes avançam para as oitavas de final.

BRASIL X GRÉCIA

Motivo: Primeira rodada da primeira fase do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino
Local: Chiang Mai, na Tailândia
Data: 23 de agosto de 2025
Horário: 9h30 (de Brasília)