O técnico José Roberto Guimarães é um dos indicados ao Hall da Fama do vôlei (International Volleyball Hall of Fame) de 2024. Ele tem a companhia de mais duas brasileiras na lista, que honra atletas da quadra, praia, técnicos e paratletas. Além dele, as ex-jogadoras Adriana Samuel e Ana Paula Henkel estão na categoria 'vôlei de praia'. O resultado da indução será divulgado no dia 20 de maio.
Todos os membros do Hall da Fama têm direito de votar, e, neste ano, o público geral também pode fazê-lo pela internet. Basta acessar o site do IVHF (clique aqui) e realizar os passos para cadastrar as opções. Ao final, os seis mais votados receberão um adicional, que será somado aos dos membros oficiais. Há uma cerimônia marcada no dia 19 de outubro, em Holyoke, Massachusetts, cidade conhecida por ser o berço do voleibol.
O Brasil tem quase 20 representantes no Hall da Fama do vôlei. Shelda e Adriana Behar contam como uma dupla, pelo vôlei de praia. Além delas, são homenageados Nalbert, Giovane, Giba, Bebeto de Freitas, Maurício, Loiola, Zé Marco, Ana Moser, Nuzman, Sandra Pires, Fofão, Bernard, Emanuel, Ricardo, Serginho, Jackie Silva e Renan dal Zotto.
Zé Roberto Guimarães
Atualmente na seleção feminina de vôlei e no THY, da Turquia, Zé Roberto também tem longa história no voleibol masculina. O comandante é o único tricampeão olímpico do Brasil, tendo conquistado ouro em Barcelona-1992, com os homens, e no bicampeonato de Pequin-2008 e Londres-2012 com as mulheres. Ele também tem a prata em Tóquio-2020.
Adriana Samuel
A brasileira Adriana Samuel foi campeã dos Jogos Mundiais de Haia em 1993. Ela também conquistou prata e bronze nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000, respectivamente. Atualmente, Adriana atua como gestora no Time Petrobras, que patrocina 45 atletas, entre os quais estão Isaquias Queiroz, Arthur Nory e Daniel Dias, por exemplo. Ela também coordena os projetos sociais Sem Barreiras e Escola de Vôlei Adriana Samuel, que integram crianças por meio do esporte no Rio, além do Gaming Parque, que oferece aulas gratuitas de livestream, jogos mobiles e cursos complementares.
Ana Henkel
Ana Paula Henkel foi tricampeã do Grand Prix de vôlei, participando do time que conquistou o ouro nas edições de 1994, 1996 e 1998. Ela também foi medalhista olímpica em Atlanta-1996, conquistando o bronze. Ana Paula também conquistou a prata na Copa do Mundo em 1995 e no Mundial de 1994. Atualmente, a ex-atleta é colunista na Revista Oeste e comentarista na rádio Jovem Pan.
*Com informações de Estadão Conteúdo