Vôlei feminino

Mundial de Clubes feminino começa nesta quarta com dois mineiros na disputa

Dentil Praia Clube e Gerdau Minas representam o Brasil no torneio internacional; veja detalhes da competição

Por Débora Elisa
Publicado em 14 de dezembro de 2022 | 04:40
 
 
 
normal

Nesta quarta-feira (14), seis dos melhores times de vôlei do mundo entram em quadra em busca do título de campeão mundial, no naipe feminino. Todo o torneio será realizado em Antalya, na Turquia, com a grande final sendo disputada no dia 18. O Ezacibasi será o anfitrião.

Com gigantes da modalidade na disputa, o Brasil vai representado por dois mineiros - Dentil Praia Clube e Gerdau Minas -, que fizeram as últimas três finais da Superliga feminina. Os dois times de Minas disputaram também os últimos três Mundiais. Em 2018, o Minas surpreendeu o Eczacibasi na semifinal e ficou com a prata após perder para o Vakifbank na final. Já o Praia Clube ainda não subiu no pódio, tendo o quarto lugar como sua melhor colocação.

O Minas, que foi campeão do Sul-Americano, e o Praia, que foi vice, ficaram com as vagas destinados aos países latinoamericanos. Completando a tabela estão o italiano Conegliano, os turcos Vakifbank e Eczacibasi - anfitrião - e o Kuanysh, time do Cazaquistão.

Com elencos estrelados, estarão em quadra alguns dos maiores nomes do vôlei mundial, como a ponteira brasileira Gabi, que joga no turco Vakifbank, as opostas Egonu e Boskovic, as centrais Carol e Thaísa, além de outras estrelas como Isabelle Haak, Voronkova, Zehra Gunes, Kelsey Robinson, Wolosz e a líbero Monica De Gennaro.

Por isso, os times brasileiros têm um longo caminho pela frente se quiserem chegar ao pódio. Desde o título de Osasco, em 2012, nenhum outro brasileiro voltou a levantar o troféu da competição. O Brasil também fica de fora do circuido de país-sede há quase 30 anos. A última vez que a competição foi sediada no Brasil foi em 1994, em Osasco (SP).

Formato de disputa do Mundial de Clubes feminino

O caminho até o troféu não é muito longo, porém, também não é nada fácil. Os seis times foram divididos em dois grupos e, pela fase classificatória, entram em quadra duas vezes. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais em busca de uma vaga na decisão. Todo set importa em um torneio rápido e dinâmico, em que cada ponto pode fazer a diferença.

Transmissão do Mundial de Clubes feminino

Os jogos do Mundial de clubes terão transmissão da ESPN, pela televisão fechada, e do Star+, aplicativo ligado ao canal, que pertence ao Grupo Disney.

Confira a tabela completa do Mundial de Clubes de vôlei feminino

Quarta-feira, 14 de dezembro

10h30 - Eczacibasi (TUR) x Dentil Praia Clube
13h30 - Vakifbank (TUR) x Kuanysh (CAZ)

Quinta-feira, 15 de dezembro

10h30 - Conegliano (ITA) x Dentil Praia Clube
14h - Vakifbank (TUR) x Gerdau Minas

Sexta-feira, 16 de dezembro

10h00 - Eczacibasi (TUR) x Conegliano (ITA)
13h - Gerdau Minas x Kuanysh (CAZ)

Sábado, 17 de dezembro

10h30 - Semifinal 1
14h - Semifinal 2

Domingo, 18 de dezembro

7h - Disputa de terceiro lugar
10h - Final

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!