Faleceu, nesse sábado (28), o árbitro egípcio Nasr Shaaban, um dos mais conhecidos e respeitados do mundo do vôlei. Shaaban já arbitrou em eventos como a Liga das Nações, Mundial de Clubes, Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos. Segundo a Federação Africana de Vôlei, Shaaban faleceu após uma longa batalha contra uma doenção não especificada.
O egípcio conduziu a partida entre Sada Cruzeiro e o Zenit Kazan na final do Mundial de Clubes de 2016, partida em que o time brasileiro se sagrou campeão do mundo pela terceira vez. Em suas redes sociais, o time celeste lamentou a morte e prestou solidariedade à família e amigos de Shaaban.
Muito respeitado no voleibol, Shaaban foi ex-atleta e se tornou árbitro internacional em 2000 e entrou para o quadro da FIVB em 2010. Ele participou do quadro de árbitros que atuou nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016.
Em seu site oficial, a FIVB também lamentou a morte e prestou condolências. Em nota, escreveu que "A família global do vôlei se lembrará de Shaaban como um árbitro respeitado e um grande jogador de equipe. Os pensamentos e simpatias da FIVB estão com a família e amigos de Shaaban neste momento difícil".
O Sada Cruzeiro lamenta o falecimento do árbitro Nasr Shaaban, que atuou em muitos eventos internacionais importantes.
— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) May 30, 2022
Em 2016 o egípcio apitou a final do Mundial de Clubes, na vitória do Sada Cruzeiro por 3 a 0 sobre o russo Zenit Kazan.
Muita força para sua família e amigos. pic.twitter.com/ca9HDYzcz5