A seleção feminina sub-19 do Brasil terminou invicta na fase de grupos da Copa Pan Americana, torneio que está sendo disputado em Tulsa, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (20), venceu a Costa Rica com autoridade, com placar de 3 a 0 e parciais 25/6; 25/8 e 25/12. Nas duas noites anteriores, as brasileiras haviam superado a República Dominicana e o Porto Rico.
Com o resultado positivo, o Brasil terá folga na quinta-feira (21) e jogará as semifinais na sexta (22).
As brasileiras lideraram com folga as estatísticas de ataque (45 a 8), bloqueios (7 a 2) e aces (6 a 1). A inexperiente seleção da Costa Rica, mesmo durante a derrota, permaneceu animada durante toda a partida e vibrou muito com cada ponto marcado.
A oposta brasileira Manoela Forlin foi a maior pontuadora do jogo, com 14 acertos, sendo dois aces. A central Juliana Palhano somou 12 pontos, incluindo dois bloqueios.
O supervisor brasileiro José Caetano comentou a vitória e a classificação de forma invicta. "Claro que estamos muito felizes. É muito importante estar em primeiro no grupo porque temos um dia para descansar e isso é bom para o resto do campeonato. Embora nosso grupo ainda esteja em desenvolvimento, estamos jogando muito bem como equipe", comentou Caetano.