Dos times sem grandes pretensões no Sul-Americano de vôlei masculino, que começa nesta quarta-feira e vai até domingo no ginásio do Riacho, em Contagem, o Excelsior, do Chile, é o único sem experiência no torneio. Estreante, a equipe não pensa em nada além de dar seu máximo e aproveitar como for possível a oportunidade que pode ser única na sua história.
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR INGRESSOS PARA O SUL-AMERICANO DE VÔLEI
Na primeira fase, o time terá pela frente Ciudad Voley e Fiat Gerdau Minas. Os líderes de cada um dos três grupos se classificam para as semifinais, assim como o melhor segundo colocado. O campeão se garante na próxima edição do Mundial de clubes.
“Vamos tentar tirar proveito de jogos de nível internacional. Somos um clube com uma grande história, mas que começou de baixo, saindo da terceira divisão para a primeira”, conta o técnico Carlos Sarmiento.
O vôlei passa longe de ser um esporte de grande repercussão no país, estando na quarta ou quinta posição entre os mais praticados, segundo representantes do time. “Na última década, no entanto, o crescimento foi grande, graças à dois argentinos que estão comandando a seleção nacional masculina (Daniel Nejamkin) e feminina (Eduardo Guillaume)”, comenta o técnico Carlos Sarmiento. O nível semi-profissional do esporte obriga os atletas a estudarem e/ou trabalharem também.
Depois de subir para a elite do vôlei nacional, foram necessários cinco anos até o título nacional. O campeonato local tem a duração de apenas três meses, contando com 10 times.
Capitão e levantador do time, presente no clube desde os 12 anos de idade, Carlos Cisterna sabe ser impossível bater de frente com times da Argentina e Brasil, situação que não lhe tira a vontade de tentar representar bem seu país.
“Sei que esta pode ser a primeira e única vez que jogo um Sul-Americano. Vamos tentar deixar o Chile no lugar mais alto possível e temos os times de Peru, Bolívia e Uruguai como adversários diretos”, comenta o armador.
Campeonato Sul-Americano Masculino de Clubes 2022
2 a 6 de março, no Ginásio do Riacho, em Contagem
GRUPO A
Sada Cruzeiro (BRA)
Vamos Perlees (PER)
Club Atlético Bohemios (URU)
GRUPO B
Fiat Gerdau Minas (BRA)
Ciudad Voley (ARG)
Club Excelsior (CHI)
GRUPO C
Vôlei Renata (BRA)
Policial Voley (ARG)
Club San Martin (BOL)
Tabela de Jogos
Quarta, 02/03
15:30 – C - Vôlei Renata (BRA) x Club San Martin (BOL)
18:00 – B - Fiat Gerdau Minas (BRA) x Club Excelsior (CHI)
20:30 – A - Sada Cruzeiro (BRA) x Club Atlético Bohemios (URU)
Quinta, 03/03
15:30 – C - Vôlei Renata (BRA) x Policial Voley (ARG)
18:00 – B - Fiat Gerdau Minas (BRA) x Ciudad Voley (ARG)
20:30 – A - Sada Cruzeiro (BRA) x Vamos Perlees (PER)
Sexta, 04/03
15:30 – C - Club San Martin (BOL) x Policial Voley (ARG)
18:00 – B - Club Excelsior (CHI) x Ciudad Voley (ARG)
20:30 – A - Club Atlético Bohemios (URU) x Vamos Perlees (PER)
Sábado, 05/03
13:00 - 7º / 8º Lugares
15:30 - 5º / 6º Lugares
18:00 - Semifinal 1
20:30 - Semifinal 2
Domingo, 06/03
12:00 - 3º Lugar
15:00 – Final