O Policial Voley, da Argentina, não tomou conhecimento do adversário e venceu o San Matín, da Bolívia, por 3 sets a 0 nesta sexta-feira (4) em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos do Sul-Americano de vôlei masculino. Agora, time enfrentará o anfitrião e heptacampeão do torneio, o Sada Cruzeiro.

Com este resultado, o Policial garantiu a segunda posição do Grupo C com três pontos, atrás do Vôlei Renata, que venceu seus dois jogos e vai pegar o Fiat/Gerdau/Minas. Como o clube argentino venceu um set no confronto contra o clube de Campinas, diferentemente dos outros estrangeiros, já está na semifinal e não aguarda outros resultados.

O jogo

A partida começou mais equilibrada, principalmente devido aos erros do Policial, não pela equidade de qualidade no ataque das duas equipes. Com o decorrer do primeiro set, o time argentino conseguiu se concentrar mais e abrir uma pequena vantagem. No fim, clube fechou em 25 a 19.

O segundo set já foi mais de dominância do Policial Voley. Equipe procurou não arriscar muito, com isso, diminuiu o número de erros. Do outro lado, o central brasileiro Rafael, único estrangeiro do San Martín, fazia alguns pontos-chave, mas não era suficiente. Final, 25 a 13.

Perdido na quadra, com erros básicos como de posicionamento e de dois toques, os bolivianos não conseguiram fazer a mínima pressão e perderam por 25 a 13, novamente, e 3 sets a 0.

Abre aspas

Derrotado, Rafael não lamentou o resultado. "A gente já veio sabendo da dificuldade que seria, enfrentando os melhores da América do Sul. Ainda mais por causa da estrutura na Bolívia, não tendo uma liga profissional lá e outras coisas que influenciam no jogo. Mas saímos satisfeitos, de cabeça erguida. Damos o melhor em quadra", disse em entrevista ao O TEMPO Sports.

Atleta é secretário de Esportes e Lazer de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, para onde vai voltar após o término do torneio.

Competição

O Sul-Americano conta com nove times divididos em três chaves. O melhor de cada se classifica às semifinais – a quarta vaga fica com o melhor segundo colocado. Sada Cruzeiro, no grupo A, Vôlei Renata, no B, e Minas, no C, ficaram em primeiro com duas vitórias e seis pontos cada.

Todas as partidas são em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e contam com transmissão ao vivo do YouTube de O TEMPO. Ingressos são disponíveis através do site GoFree.