Depois de semanas de treinamento, o grupo da seleção brasileira masculina de vôlei que vai aos Jogos Pan-Americanos foi definido. A ideia inicial da comissão técnica era divulgar a lista nesta sexta-feira, mas os três cortes que eram necessários para fechar o elenco de 12 jogadores foram anunciados na noite de quinta-feira. O líbero Pureza, do Sesi-SP, o ponta Vaccari, do Vôlei Renata-SP e o central Otávio, recém-contratado pelo Sada Cruzeiro, ficaram de fora. 

O jogador celeste tinha a expectativa de estar na lista final. No entanto, após cirurgia no tendão de aquiles na última temporada, Otávio ainda sentia fadigas musculares que fizeram a comissão perceber que ele não estava nas melhores condições físicas. Ele se apresenta no CT do Barro Preto nos próximos dias. 

Desta forma, ficaram no elenco cinco jogadores de times mineiros. Representarão o Sada Cruzeiro o ponta Rodriguinho e o central Pingo. Do Minas, estarão em Lima o oposto Roque, o ponta Honorato e o central Pinta. O embarque acontece neste sábado para a capital do Peru. A estreia será no dia 31, quarta-feira, contra o México. No grupo do Brasil ainda estão Chile e Estados Unidos. 

“Nós temos vários jogadores de potencial que já estão mostrando seu valor na Superliga e que precisam de rodagem internacional, precisam jogar e competir em um nível de pressão de competições internacionais para, assim, continuar sua formação para representar o voleibol brasileiro”, destaca o técnico Marcelo Fronckowiak, que é assistente-técnico de Renan Dal Zotto na seleção principal. 

“Temos alguns jogadores conhecidos que disputaram competições com a seleção principal como o Lucas Lóh, o Éder, Thiaguinho, Otávio, Kadu, e um misto muito grande na composição do grupo com atletas mais jovens, mas já com participação nas seleções de base”, completa o comandante. 

Feminino. O grupo do técnico José Roberto Guimarães deve ser divulgado somente após o Pré-Olímpico. O torneio que vale vaga nos Jogos de Tóquio, em 2020, deve ser divulgado somente após as partidas que vão acontecer na cidade mineira de Uberlândia. Por lá, o Brasil vai enfrentar entre 1º e 3 de agosto Azerbaijão, Camarões e República Dominicana. Apenas o primeiro do grupo se classifica automaticamente para os jogos. Quem não passar, terá uma eliminatória, dentro do seu continente, em janeiro, para definir se irá ou não para Tóquio.

Confira a lista final do Brasil para o Pan

Levantadores: Carísio e Thiaguinho

Opostos: Abouba e Felipe Roque

Centrais: Éder, Pingo e Matheus Pinta

Ponta:  Lucas Lóh, Kadu, Henrique Honorato e Rodriguinho

Líbero: Rogerinho