Todo apaixonado por carros sabe que a conservação da pintura é importante, sobretudo pelo quanto o veículo pode ser valorizado por apresentar boa aparência na hora da revenda.
Por isso, o Super Motor consultou o gerente técnico da divisão de repintura da PPG, Ricardo Vettorazzi, que deu dicas para cuidar da pintura do veículo sobretudo nesse período de estiagem, característica do inverno.
Segundo o especialista, para quem gosta de lavar o carro em casa, o ideal é usar um sabão de pH neutro. Sem essa de utilizar gasolina, álcool e outros solventes na superfície pintada.
Não deixe para depois
No caso de uma eventual queda de sabão ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves) na lataria do carro, Vettorazzi lembra que é importante lavar a área afetada imediatamente com água. Segundo ele, também é importante secá-lo para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.
Outro cuidado relevante diz respeito à utilização de métodos como a lavagem em máquinas de lava a jato automáticas, caso o veículo esteja recém-pintado. É recomendável recorrer ao método somente 30 dias após o serviço. A mesma lógica vale para a aplicação de cera, mas, nesse caso, deve-se esperar 90 dias.
Nada de cera em excesso
Ainda sobre a vida útil da pintura ou repintura, Vettorazzi afirma que uma boa maneira de preservá-la é não exagerar nos polimentos. Segundo ele, a frequência do processo não ajuda na conservação da pintura ou repintura como se imagina. E ainda garante: esse cuidado vale para veículos de todas as cores, inclusive brancos.
“Atualmente, as tecnologias de aplicação da pintura original são similares em muitos aspectos. Embora haja a variação da cor, muitas vezes é utilizado o mesmo tipo de verniz como camada de proteção final da cor, o que nem sempre assegura sua durabilidade, se não forem tomados os cuidados de preservação”, explica o especialista.
Ele destaca que, caso ocorra algum dano na pintura do veículo, o proprietário deve procurar um profissional qualificado, que fará uma avaliação do reparo a ser feito. Muitas vezes, a correção por ser feita com um processo de embelezamento; outras vezes, é necessário remover a tinta, e realizar a repintura a partir da chapa do carro.
O que checar na pintura antes de comprar um usado?
Manchas, emendas de retoques e diferenças de tonalidade cor entre as peças – existe a possibilidade de o veículo estar com a pintura manchada devido a uma má reparação, por exemplo, na qual a aplicação da tinta foi feita de forma incorreta.
Isso pode ter ocasionado diferenças de tonalidade de cor entre as peças do veículo. É muito importante fazer a avaliação da pintura em um local com boa iluminação e, se possível, durante o dia, na luz natural.
Desgaste do verniz – um veículo seminovo fica muito tempo exposto a intempéries – como sol, chuva, sereno – e a agressões por produtos químicos (quando é lavado). Dessa forma, o verniz se desgasta e perde a camada de proteção “sólida”, deixando a tinta mais vulnerável, conhecida como “pintura queimada”.
Outros pontos – também é indicado verificar se há emendas na pintura e manchas ou textura no verniz. Além disso, vale checar possíveis riscos profundos e pequenos amassados.
Por que na repintura não é comum o efeito “casca de laranja” dos carros originais de fábrica?
O efeito “casca de laranja” é consequência das características de aplicação e dos produtos usados, variando entre as montadoras.
Esse efeito na repintura também pode ser conseguido com o uso dos produtos corretos e depende muito da perícia do pintor. Como na repintura há um processo de aplicação diferente, os acabamentos finais também são diferentes.
A pintura do carro batido tem maior chance de enferrujar?
Isso vai depender muito do processo de repintura utilizado. Se o preparador e o pintor utilizarem o processo recomendado pela fabricante de tinta, a corrosão vai demorar muito mais a chegar ao local reparado do que ao restante do veículo.
O local reparado terá todo o processo renovado e o restante continuará com a pintura original já desgastada pelo tempo.
A maresia das cidades litorâneas interfere na conservação da pintura do carro usado?
Sim. A maresia cria um ambiente com sais marinhos em suspensão nas regiões próximas das praias e esses sais são corrosivos, o que faz com que a pintura sofra desgastes mais graves com as intempéries do dia a dia.
Lavar sempre o veículo para retirar o sal e proteger partes expostas com capas específicas ou em garagens apropriadamente fechadas são ações recomendadas para aumentar a conservação da pintura. Na rua, deixar o carro estacionado em áreas menos expostas também ajuda na manutenção.