Quem vai pegar a estrada durante o Carnaval não pode esquecer da revisão do carro e do comportamento seguro ao volante. Para evitar dor de cabeça durante os dias de folia, Super Motor listou algumas ações simples antes de cair na estrada.

“Realizar a manutenção preventiva ainda é a melhor maneira de minimizar contratempos. O ideal é checar com antecedência ao dia da viagem o nível de óleo, suspensão, alinhamento, estado das pastilhas de freio, óleos lubrificantes, correias do motor e seus tensionadores, e regular os faróis”, afirma Túlio Carvalho, diretor de provedores da seguradora Mapfre.

Segundo o especialista, mais de 50% dos serviços prestados em viagens é de reboque do veículo, seja por colisão ou problemas mecânicos. “É fundamental que o motorista seja prudente na direção do automóvel e respeite as regras do trânsito. Além disso, a documentação do condutor e do carro deve estar atualizada, e a prudência é sempre a melhor aliada”, aconselha o especialista.

Check-list antes da viagem

Pneus

Devem estar em boas condições e calibrados de acordo com o manual do proprietário. Lembre-se do estepe.<EM><QA0>

Equipamentos de emergência

Certifique-se de que o macaco esteja em funcionamento. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está em boas condições. A chave de roda também é item obrigatório.

Sistemas de iluminação

Teste o funcionamento de todas as lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, os faróis, incluindo o alto, luzes de freio, de ré, de seta e pisca-alerta.

Freios

Confira o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, inoperância no freio ou ruídos. Se houver algo assim, leve o automóvel para uma oficina especializada.

Óleo e água do motor

Veja se o nível do óleo do motor está baixo, se sim, complete até a marcação máxima da vareta. Analise também o nível de água no sistema de arrefecimento. Essas verificações devem ser realizadas, de preferência, com o veículo parado no plano e motor desligado.

Palhetas limpadoras do para-brisa

Se apresentarem desgaste, rachaduras ou ressecamento, faça a troca. Não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.

Bagagem

Distribua bem o peso da bagagem no porta-malas, para ter equilíbrio na hora de rodas, e não deixe objetos soltos dentro do veículo. Nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens.

Na estrada

Direção segura

Dirija de acordo com as regras de trânsito e as condições da via e do tempo, não faça ultrapassagens com a faixa contínua nem freie nas curvas (mas antes delas).

Cadeirinha

Lembre-se que o transporte de bebês e crianças de até 7 anos e meio deve ser feito no bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Sempre no banco de trás.

Uso de celular

Sincronize o seu celular com o sistema multimídia do veículo. Caso o seu veículo não tenha essa tecnologia, coloque o celular no modo avião ou no silencioso. Dessa forma, você evita multas e protege todos à sua volta.

Excesso de velocidade

Dirija dentro da velocidade permitida na via e com as condições climáticas. Nunca acelere sobre poças d’água, para evitar a aquaplanagem do veículo, o que pode atrapalhar o controle da direção.

Acenda os faróis

a legislação brasileira exige dirigir com o farol baixo na estrada mesmo durante o dia. Na neblina, o farol alto é perigoso, pois sofre maior interferência do efeito climático. O pisca-alerta só deve ser utilizado em caso de acidente, quando o veículo está parado.

Descanse

Faça pausas a cada duas horas, não apenas para abastecer, mas para caminhar e se alongar um pouco. Nunca dirija cansado nem tome remédios que causem sonolência.

Se dirigir, não beba

Dirigir após a ingestão de bebida alcoólica é crime, com multa de R? 2.934,70 e carteira de habilitação suspensa por 12 meses.

Além disso...

* Tenha a CNH e a documentação do veículo em dia.

* Planeje sua viagem analisando o percurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso e abastecimento, e também os valores e pontos de praças de pedágio do seu percurso.

Cuidado com a chuva

No verão, as fortes chuvas podem ocasionar poças nas estradas, e quando o pneu perde o contato com o solo é importante que o condutor do veículo não freie.

Apenas tire o pé do acelerador e mantenha o controle do volante, sem fazer movimentos bruscos, até o veículo recuperar a aderência. Freios ABS não fazem milagre. Portanto, com chuva, também é prudente aumentar a distância do veículo que segue à frente.

Acidentes costumam ser mais graves

Segundo levantamento da Seguradora Líder, mais de 70% dos acidentes registrados no país durante o Carnaval em 2019 resultaram em morte ou invalidez permanente. 

Da sexta-feira de Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas de 2019, foram registrados 3.346 acidentes indenizados pelo Seguro Dpvat em todo o país. Desse total, 1.980 foram referentes a acidentes que deixaram vítimas com algum tipo de sequela permanente, e 492 foram casos fatais.

Os números apontam que o sábado e o domingo de folia são os dias com maior incidência de acidentes, somando 40% dos episódios. A maioria das ocorrências (47%) aconteceu durante o anoitecer e pela manhã. Homens entre 18 e 34 anos constituem a maior parcela das vítimas de acidentes.