Você pagaria mais de meio milhão de reais para ter um carro chinês em sua garagem, ainda que esse modelo ofereça tantos equipamentos, sofisticação e segurança dos modelos desta faixa de preço, mas fabricados por tradicionais montadoras na Alemanha? Sem dúvida uma questão difícil para uma resposta imediata. Pode parecer, a principio uma pretensão exagerada da BYD, que apresentou semana passada o Han EV, o primeiro modelo que venderá no Brasil. Mas antes qualquer precipitação e julgamento gostaria de dividir uma experiência.
Barrados no baile
A primeira vez que mantive contato com carros fabricados na China aconteceu durante a edição do ano de 2006 do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, evento que abria a temporada automotiva, sempre no gelado mês de janeiro, na América do Norte. Depois de atravessarem o oceano os chineses acabaram sendo, literalmente, “barrados no baile”. No pavilhão principal onde as estrelas americanas General Motors, Ford e Chrysler mostravam seus produtos em gigantescos estandes, com shows de pirotecnia e muito barulho, a eles nem foi permitida a entrada neste local.
Eles estão chegando
Os fabricantes chineses que se dispuseram a desembarcar nos EUA com intenção de aproveitar a grande vitrine que é a mostra americana de veículos, deram com a “cara na porta”. A esta turma vinda da China foi oferecido um local na parte externa do principal espaço do Cabo Hall, local onde acontece o salão. Mesmo assim, timidamente acomodados e em lugar de pouco movimento e trânsito de jornalistas, que anualmente viajam aos EUA para cobrir o evento, eles deram seu recado. E ninguém menos que o mago Bob Lutz, engenheiro automotivo com passagens pelas maiores marcas do mundo, fez o papel de garoto propaganda naqueles tempos ao dizer em alto e bom a frase: “Eles estão chegando”, que soou profética.
Marcas do tempo
Dezesseis anos depois a realidade é outra, os automóveis chineses estão ganhando cada vez mais mercados pela qualidade construtiva reconhecida. Sempre importante ressaltar que se lá atrás a pretensão era “brigar” no segmento de entrada, com veículos compactos, mas bem equipados e com preço competitivo, isso ficou no passado. Hoje se destacam, principalmente, pela tecnologia que entregam. Deste pacote faz parte até a inteligência artificial; motores movidos por célula de combustível, eletrificados, híbridos ou 100% a bateria, internet 5G e modos de condução semiautônomos. E é exatamente o que a chinesa BYD comprova ao importar para o Brasil o Han EV, que surpreende não só pelo preço, mas por seus muitos diferenciais.
Bateria
Equipado com uma bateria de 76,9 kWh, o BYD Han EV tem um recarregamento rápido. Permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).
Motores
Pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo (222 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro), proporcionando uma potência combinada de 494 CV e torque máximo conjunto de 680 N.m.
Interior
O Han EV traz painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade e acabamentos em alumínio. Traz, ainda, bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação, tela multimídia DiLink de 15.6” com rotação elétrica. No encosto do assento do meio, como se fosse um descansa-braço, os ocupantes encontram uma tela multifuncional por meio da qual podem controlar diversos comandos do veículo, como sistema de som e ar-condicionado. Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares.
Cartão
Outro diferencial é a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito e permite a aproximação de dois dispositivos para que troquem informações, sem precisar de fios ou contato físico.
Segurança I
Piloto automático adaptativo com Stop & Go que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G. O sistema de detecção (DOW) monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas. O Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA) informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.
Segurança II
Aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de saída de faixa (LDWS) também estão disponíveis. O Han EV conta com 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo).
Vendas
O modelo começa a ser comercializado a partir do início do segundo semestre e será disponível nas cores preto, azul, vermelho, branco e cinza. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias, Para terminar, a BYD pretende, até o fim do próximo ano, contar com uma rede de 100 concessionárias no Brasil, número pouco menor do que dispõe a marca Ford no pais, depois da reestruturação.