Um dos segmentos com disputa mais acirrada em busca da liderança é o dos sedãs médios. Em breve, provavelmente em outubro, o líder de vendas Toyota Corolla (32.019 unidades emplacadas até julho) ganhará nova geração no Brasil, inclusive com a estreia de uma versão híbrida flex.
Nesta semana, Honda e Chevrolet resolveram sair na frente e atacar primeiro com o lançamento da linha 2020 dos dois principais rivais do Corolla, o Civic e o Cruze, que, de janeiro a julho, emplacaram 15.986 e 10.504 unidades, respectivamente.
Cruze com Wi-Fi
É preciso mesmo ter “bala na agulha” e se diferenciar para convencer o exigente consumidor que está sempre antenado. E foram esses os caminhos e a motivação que fizeram com que a Chevrolet investisse em conectividade.
Confira o vídeo do Cruze 2020:
Ainda sem preço revelado, a linha 2020 do Cruze chega às lojas a partir de setembro com a mesma reestilização aplicada no modelo à venda nos EUA. Além disso, a nova versão top de linha (Premier, que substitui a LTZ) traz conexão Wi-Fi a bordo e a frenagem automática de emergência como maiores novidades.
Civic, só automático
Do outro lado, o Honda Civic 2020 já estará nas lojas neste mês. Ele também ganhou mudanças pontuais no visual como para-choques e rodas redesenhadas e traz uma nova versão de entrada (LX), só com câmbio automático, e com novos equipamentos, entre eles, o ajuste elétrico do banco do motorista.
O preço do arquirrival do Corolla começa agora em R$ 97,9 mil e chega a R$ 134,9 mil, na versão Touring, com motor 1.5 turbo, de 173 cv. Nas outras opções, o motor segue sendo 2.0 aspirado, de 155 cv.
Veja o vídeo do Civic 2020:
Nas versões mais caras, tanto o Cruze como o Civic 2020 trazem outra novidade, recarga de celular sem fio, por indução. Basta colocar o aparelho num local determinado no console, e pronto.
Tanto o Civic como o Cruze saem de fábrica desde a versão de entrada com controle eletrônico de estabilidade e de tração.
Frente do Cruze americano
Basta olhar e notar que o Cruze teve sua dianteira modificada, os para-choques frontais foram redesenhados e a entrada de ar ficou maior. Na parte traseira o sedã recebeu mudanças mais discretas, que passam por um friso cromado ligando as lanternas.
O destaque na versão atualizada do modelo é mesmo o sistema multimídia Mylink, que ganhou uma nova atualização e traz tela de oito polegadas. De série na versão Premier (top de linha), há um chip de telefonia móvel, que permite acesso à internet 4G via Wi-Fi.
Com o novo equipamento, é possível emparelhar pelo bluetooth até dois celulares, que podem ser recarregados pelas duas entradas USB no console central. Além da versão sedã, o Cruze Sport6, a variante hatch do modelo, também ganhou os mesmos recursos.
'Stop' no star-stop
Outra novidade é o botão para desabilitar o sistema start-stop do motor. A versão traz ainda câmera de ré de alta definição e novos equipamentos, como o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.
Outras tecnologias como: o alerta de ponto cego e o assistente de permanência em faixa, foram mantidos. O conjunto mecânico do Cruze também segue o mesmo, com motor 1.4 turbo e câmbio automático de seis marchas.
Sem frenagem de emergência
A linha 2020 do Civic também recebeu mudanças pontuais em seu design. Na dianteira, destaque para o novo para-choque. Na traseira, todas as versões recebem um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. Os modelos EXL e Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante.
Ao contrário do rival Cruze, o Honda Civic 2020 chega ao mercado ainda sem oferecer sistema de frenagem automática de emergência, que é capaz de parar o carro sozinho na iminência de uma colisão traseira.
Civic fica mais hi-tech
No entanto, passa a agregar outros novos equipamentos de série desde a versão LX, a nova opção de entrada do sedã médio.
Entre os destaques estão: ar-condicionado digital, freio eletrônico de estacionamento com brake-hold, piloto automático, sistema de áudio (com tela de cinco polegadas para a versão LX e de sete polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto para demais versões).
Também são novidades a câmera de ré e as rodas de liga leve aro 17 em todas as versões, bem como o sistema de monitoramento de pressão dos pneus em toda a linha. Por dentro, o sedã ganhou um novo tipo de material sintético na tentativa de melhorar o aspecto do acabamento.
* Quer ficar ligado em primeira mão sobre as notícias automotivas? Então, siga a gente pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe nas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30.