Quem não preserva seu passado, se perde na história e deixa desaparecer no tempo um legado para as novas gerações. Justamente para que não aconteça isso, a Volkswagen do Brasil, mantém preservados quase a totalidade dos produtos que fabricou em sua tradicional e mais importante planta industrial no Brasil, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, que completou 60 anos de operação neste ano.

Até então, a rara coleção era “secreta”. Apenas os funcionários restauradores e especializados na preservação tinham acesso a essas verdadeiras joias da coroa.

Na última semana, a marca abriu as portas de sua garagem para um grupo de jornalistas especializados e o Super Motor teve a oportunidade de rever esses automóveis, que viraram clássicos e, em grande parte, fizeram parte da história de vida de milhares de brasileiros.

Localizada na Ala 5 da fábrica da Via Anchieta, a “Garagem VW” reúne 20 modelos em perfeito estado de conservação. Impecáveis, os carros parecem ter acabado de sair da linha de produção. Fruto de um trabalho meticuloso de preservação e de restauração realizado ao longo dos últimos 15 anos.

Conheça em detalhes o acervo:

 

 

Por tema

A VW distribui os automóveis da exposição separados e classificados por temas. Os “Clássicos da Anchieta” reúnem os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre os anos 1950 e 1980.

Estão lá, por exemplo, modelos como Fusca, 1.600, 1.600 TL, Brasília, Variant e SP1. A Kombi, claro, merece um capítulo à parte, especialmente para a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard branca, fabricada em dezembro de 2013.

Passat, Santana e modelos da era da Autolatina

Lançado em 1975, o VW Passat foi um divisor de águas na história da marca alemã. Primeiro modelo fabricado com motor refrigerado a água, marcou época e deixou saudades, sobretudo quando parou de ser produzido no Brasil.

Não é sem razão que ele e seu irmão Santana têm lugar de destaque na Garagem VW. Esses modelos elevaram os produtos da Volkswagen a um nível superior de tecnologia, com motores de refrigeração líquida e novos conceitos de segurança.

Curioso Projeto BY

A fase da Autolatina é homenageada por dois dos principais representantes: Apollo e Pointer – este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990. Nessa época, também fizeram grande sucesso os derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro).

Também faz parte do acervo uma curiosidade, que pela primeira vez foi revelado: o VW BY, um projeto baseado na família BX (Gol), mas com dimensões reduzidas e soluções inteligentes de aproveitamento interno.

Por lá, também o Vemp foi um veículo desenvolvido pela engenharia da Volkswagen no Brasil para utilização específica do Exército, com muitas peculiaridades mecânicas.

Por enquanto, a exposição não será aberta ao público e outros modelos estão sendo preparados para reforçar, ainda mais, a bela garagem da VW.

* O jornalista viajou a convite da Volkswagen