Fabricado na planta industrial de Piracicaba, interior de São Paulo, o novo Hyundai Creta 2022 está disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0l de 167 cv. A novidade já esta com a pré-venda iniciada em todo o Brasil, pelo site www.hyundai.com.br, com Exclusiva para o Brasil, a grade frontal tem formato hexagonal e dependendo do modelo pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro também foi redesenhado e conta com luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED para a versão topo de linha.
Traseira.
As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha. Na parte traseira, mais uma vez, as lanternas em LED exibem uma nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
Interior
Também o interior ganhou investimentos na linha 2022, são novos os bancos, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. O volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T. O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção
Maior
O modelo cresceu por dentro e por fora e aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. O teto solar panorâmico oferece uma ampla áre envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro. A central multimídia BlueNAV tem tela de 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto.
É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.
Segurança I
Em relação a segurança o atual pacote é denominado como Hyundai SmartSense e além já citada Smart Camera 360°, outra câmera monitoramento de ponto cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. A lista segue com o sistema de frenagem autônomo, que age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de detecção de convergência à esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.
Segurança II
Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo. Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Conectividade
O conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar. Será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.
Motorizações
O Creta 2022 oferece o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas com baixo consumo de combustível. A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior. A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor.