Dentro do segmento dos muscle cars, há três expoentes bem conhecidos no mercado norte-americano: Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger.
O primeiro se renovou há quase dois anos e está em sua sexta geração, enquanto o segundo mudou há três anos e está também na sexta geração. O terceiro já não recebe mudanças significativas há dez anos e ainda está em sua terceira geração.
No entanto, para se manter à altura de seus concorrentes, o Dodge Challenger tem recebido diversas atualizações e a versão SRT Hellcat Widebody mostra toda competência desse surpreendente modelo, que tem valor sugerido de aproximadamente US$ 66 mil (ou R$ 245,5 mil).
Musculatura reforçada
O Challenger SRT Hellcat Widebody foi criado para aqueles que desejam um SRT Demon, mas com menos potência e por preço inferior. Isso porque o SRT Hellcat Widebody tem a mesma aparência do SRT Demon, mas toma como base o SRT Hellcat, com design chamativo e agressivo.
As caixas de roda deixam a carroceria 8,9 cm mais larga e as rodas estreiam novo desenho, com tamanho de 20 polegadas. Em relação ao Hellcat, o Widebody recebeu atualizações para melhorar ainda mais seu desempenho, principalmente nos quesitos suspensão, direção assistida e sistema de freios com discos de 390 mm, que foram alterados.
Abaixo do capô, tem o V8 6.2 L com supercharger, da família Hemi, de 717 cv de potência e 90,7 kgfm de torque. Esse poderoso propulsor é ligado a uma caixa automática de oito velocidades. De acordo com a marca, todo o conjunto permite ao carro fazer de 0 a 100 km/h em 3,8 s e chegar à máxima de 314 km/h.
Veloz e bem arisco nas frenagens
Na cidade, a direção é confortável, sem ser artificial. As trocas de marcha se realizam de maneira dócil e precisa. Em geral, o comportamento do Hellcat Widebody é confortável, de forma que ele também pode ser usado perfeitamente para deslocamentos diários, mesmo tendo grande tamanho, já que a tecnologia da câmera reversa e os sensores facilitam todo o trabalho.
Já em pista, seu habitat natural, o Dodge Challenger mostra a que veio. A aceleração é bem feroz nas retas. Um senão vai para a frenagem, que poderia ser melhor, pois demora um pouco a parar o carro por completo. Mas nada que cause sensação de insegurança. Trata-se de um carro veloz, chamativo, que permite uso cotidiano na cidade e proporciona boas doses de adrenalina nas pistas.
A segurança também é uma qualidade do Challenger SRT Hellcat Widebody 2019. Ele traz seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, além de detecção de ponto cego. Tem ainda assistente de partida em rampas e monitoramento de pressão dos pneus.
Clássico e moderno ao mesmo tempo
O Hellcat Widebody mantém intacto o desenho das outras variantes do Challenger. Mas tem algumas diferenças: assentos e painéis das portas forrados em couro e pele com a inscrição “SRT Hellcat” bordada, painel de instrumentos com agulhas em fundo vermelho.
A tela central digital é de sete polegadas, há detalhes em alumínio no cluster, e acabamento semelhante a fibra de carbono no console central. O multimídia, com tela tátil de 8,4 polegadas, traz Bluetooth, GPS, câmera de ré, USB e compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Instagram do Super Motor @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 17h55. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.