A chinesa DiDi, mesma empresa que é dona do app 99 no Brasil, começou a instalar em carros cadastrados no aplicativo de transporte uma espécie de barreira plástica, que separa o motorista dos passageiros no banco de trás.  A "gambiarra" é uma forma de tentar conter a epidemia do coronavírus Covid-19, que avança pela China e agora pelo mundo. 

Veja como está sendo feita a instalação:

Desenvolvida por especialistas médicos, a barreira de plástico já pode ser vista em carros do "99 chinês" na cidade de Wuhan, epicentro da doença, além de outras cidades chinesas como Shenzhen e Taiyuan.

De acordo com a DiDi, serão investidos cerca de 100 milhões de yuans (cerca de R$ 63 milhões) no projeto feito com o apoio dos milhões de motoristas do aplicativo, uma vez que a recomendação do governo chinês é de evitar o uso do transporte público no país, por conta da grande aglomeração de pessoas.

Recomendações aos motoristas

Além da nova barreira plástica, a DiDi fez recomendações gerais ao motoristas cadastrados na plataforma na China, são elas: utilizar máscaras cirúrgicas, medir a temperatura corporal diariamente e, por fim, desinfetar e ventilar (abrir as janelas) de seus veículos com frequência.

A empresa afirma que já espalhou postos de distribuição de máscaras e de desinfetantes automotivos para os motoristas parceiros em 148 cidades na China.

No Brasil, apesar da confirmação do primeiro caso do Covid-19 no país, por enquanto, nenhuma iniciativa prática relativa ao coronavírus foi anunciada pela DiDi, que opera por aqui com o nome de 99. Outras empresas como Uber e Cabify, também não se pronunciaram oficialmente até então.