Entrar ou sair de uma vaga de estacionamento nem sempre é tarefa simples. Mas fazer baliza é algo que pode estar com os dias contados.
A empresa alemã ZF vem desenvolvendo um novo conceito de eixo dianteiro dos carros que gira as rodas em até 80º para facilitar as manobras de estacionamento. Hoje, as rodas da frente de um veículo estercem a um ângulo máximo de 35º.
A tecnologia inédita da ZF chamada de Easy Turn seria uma solução bem mais barata que os atuais sistemas de auxílio de estacionamento (Park Assist) oferecidos em carros de luxo no mercado.
Dois desafios ainda cercam o projeto da ZF. Para que o Easy Turn funcione corretamente será preciso que as caixas das rodas sejam maiores, o que impactaria no desenho dos modelos. Além disso, a nova solução precisa de aperfeiçoamento na transmissão de torque para as rodas dianteiras em um ângulo de quase 90º.
A ZF tem feito testes práticos do sistema Easy Turn em uma unidade do elétrico BMW i3, que possui motor traseiro. Até então, o desenvolvimento do conceito é um sucesso. Porém, o objetivo final da empresa é conseguir que o novo eixo direcional também funcione perfeitamente em carros com motores dianteiros a combustão.