Aguardado desde o anúncio comunicando que a americana Ford passaria a comercializar no Brasil apenas seus produtos importados e com maior valor agregado, finalmente o SUV Bronco está entre nós. Hoje, dia 20, começam, oficialmente, suas vendas da rede de distribuidores da marca em todo país. Passamos alguns dias como SUV raiz e há muito tempo não víamos um novo modelo chamar tanto a atenção por onde andava ou parava. E não sem razão, o estilo “quadradão” e robusto do Bronco, sua elevada altura do solo e seu porte, marcam presença em um habit onde muitos modelos se parecem uns com outros. Direção elétrica e bom ajuste de suspensão proporcionam boa dirigibilidade. Destaque para o motor de 240 c.v e 39 kgmf de toque que casa bem com o câmbio com de oito velocidades.
Espaço interno
Suas medidas são as seguintes, comprimento, 4.38 m, largura, 1.81 m e sua altura é de 1.81 m, aqui uma boa ressalva, como o teto, da metade para até o final tem uma pequena elevação, os passageiros do banco de trás tem mais espaço e uma visão periférica melhor. O entre-eixos de 2.67 m oferece boa distancia entre o encosto dos bancos dianteiros e os joelhos dos passageiros que viagem no banco traseiro. No Brasil será vendida, neste primeiro momento, uma única versão de acabamento, denominada como Wildtrak e feita de forma customizada para a região da América do Sul. De fato tudo foi pensando para proporcionar conforto e foi utilizado material de ótima qualidade, emborrachado, que transmite robustez e até um quê de sofisticação.
Boas vindas
Ao abrir a porta, uma tela uma altíssima definição acende e a imagem do cavalo dá as boas vindas, em seguida surge o desenho umas pedras em um terreno acidentado, como que o Bronco estivesse apresentado seu cartão de visitas. Acionando a tecla do botão de ignição (a chave, claro, é presencial) os mostradores ficam iluminados. O volante revestido e painel de instrumentos completo, com uma grande tela de 8 polegadas no centro. Como nos modelos Ford de última geração, o sistema de infotainment é o Sync3, não tem conexão wi-fi e sim o espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. O espaço interno é suficiente para quatro adultos e uma criança, se for em percurso curto, comporta cinco pessoas com relativo conforto para os que vão atrás. O porta-malas tem 482 litros de capacidade e alguns diferencias. A tampa traseira pode virar uma mesinha e na terceira coluna está disponível um abridor de garrafa.
Capacidade fora de estrada
O seletor de modo de condução denominado de G.O.A.T. que ajustam automaticamente os parâmetros para cada condição de pista oferece sete possibilidades, normal, eco, esportivo, escorregadio, areia, lama e rocha, tudo selecionados por meio de um botão no painel. As tecnologias de assistência ao motorista do Bronco Sport incluem piloto automático com Stop and Go e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, abertura independente do vidro traseiro, porta-malas com um sistema de gerenciamento de carga e a compatibilidade com o aplicativo FordPass. Há também um sistema de tração 4x4 mais avançado, com uma unidade de dupla embreagem para a tração traseira e um diferencial traseiro blocante com refrigeração líquida. Assim, o Bronco pode dividir o torque em 50% para cada eixo e ainda transferir 100% do torque do eixo traseiro lateralmente, ou seja, para cada uma das rodas.
Um pouco de história
Produzido durante trinta anos ininterruptos, de 1966 a 1996, o Ford Bronco voltou ao mercado norte americano no ano passado e segue em seu programa de lançamento mundial. Além do Bronco Sport, a família é composta dos modelos de duas portas e quatro portas. Como desde janeiro de 2021 a Ford passou a operar no Brasil como uma importadora, é muito provável que a oferta do SUV Bronco não se limite a esta única versão. O modelo foi o primeiro produto com esta proposta aventureira a ser batizado como um SUV, por isso, é muito mais do que um veiculo carregado de história e que foi uma febre por muitos anos nos Estados Unidos,
Foram 30 anos em produção
Na década de 40, os jipes (ou veículos GP, “general purpose”) de uso militar ficaram famosos pela robustez e versatilidade. Depois, ganharam popularidade também para uso civil, mas deixavam a desejar nos aspectos de conforto, direção, ruídos e vibrações. Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang, viram aí a oportunidade de lançar um veículo que combinasse essa robustez com um padrão maior de conforto. Assim nasceu o Bronco, que foi lançado nos Estados Unidos como modelo 1966, aproveitando a experiência adquirida pela marca na produção de veículos 4x4 para o exército.
De volta
Os primeiros esboços do Bronco, com o icônico formato quadrado, faróis redondos e duas portas, foram criados por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford. A linha oferecia três modelos: Wagon (fechado), Roadster (aberto, sem portas e capota) e Utilitário Esportivo (com caçamba estilo picape). Todos tinham tração 4x4, transmissão manual de três velocidades e motor de seis cilindros com 105 cv. Pouco depois, passou a oferecer também um motor V8 de 200 cv. E agora, vinte e quatro anos depois, ele esta de volta ao mercado, com uma nova proposta, mas sem perder o DNA de sua origem, como um SUV de raiz. (RC)