Um momento histórico para a indústria automobilística mundial, em geral, e muito especial para Ford Motor Company, em particular. Cinquenta e cinco anos depois do lançamento do Mustang - uma verdadeira lenda sobre rodas - o carro ganha uma nova versão de carroceria, a SUV , com o Mach-E. A novidade consegue manter seu DNA esportivo e entra no novo mundo, onde a eletricidade é a palavra da vez.
O SUV é um produto 100% elétrico e pode ser a ponte de lançamento para a geração de uma nova família de modelos. “A Ford está olhando para o Mustang como uma linha de produtos e optou por fabricar algo emblemático, não apenas mais um produto elétrico. E a aposta de escolher o Mustang, forçou uma transformação interna muito grande. Isto porque quando você fala que vai desenhar um carro elétrico com a marca Mustang, você muda, completamente, a abordagem para criação deste produto. Sem falar na dificuldade que precisa ser transposta para desenvolver um produto elétrico que faça justiça à marca Mustang. É um enorme desafio. O investimento que foi feito na concepção e na tecnologia embarcada do Mustang Mache foi gigantesco”, conta Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul.
Contato imediato
O Super Motor esteve presente no lançamento mundial do modelo, que aconteceu hoje (17), em Los Angeles, capital da Califórnia, estado americano onde o assunto eletrificação está na pauta do dia. Se a primeira impressão é a que fica, o SUV, com motor elétrico do Mustang, nos deixou muito bem impressionados. Em nosso contato com o Mustang Mach-E foi possível, inclusive, dar uma volta na pista de um aeroporto vizinho ao local da apresentação - infelizmente como passageiro. Ao volante, um piloto de testes da Ford, que mostrou, ainda que por pouco tempo, alguns diferenciais do modelo. Como característica, todo SUV tem maior altura, o que determinaria menos estabilidade. Em um dos testes em uma reta, cones foram colocados para o exercício de “slalom” e foi possível perceber que a carroceria não “rolou”: manteve a trajetória e transmitiu segurança.
Protótipos
“A confiança na qualidade construtiva deste SUV elétrico, feito a partir do Mustang, é tão grande que pela primeira vez a Ford promoveu um drive com algumas unidades ainda protótipos, nem pré-série são ainda. Não tenho dúvidas que é um projeto transformador para a Ford e traz para este segmento de carros elétricos a emoção e o prazer de dirigir que poucas marcas têm condição de entregar”, revela Golfarb ao pequeno grupo de jornalistas brasileiros presentes ao evento.
Ted Cannis, que abriu as apresentações técnicas, é o responsável pelo segmento de veículos elétricos na Ford. Ele é um dos executivos mais importantes da companhia, simples e acessível já trabalhou na Argentina e em muitos outros países.
Camaçari
Para outro importante executivo presente na apresentação, Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento do Produto e Compras da Ford, “as pessoas querem um carro que seja emocionante de dirigir, que seja lindo e possa se adaptar facilmente ao seu estilo de vida. O Mustang Mach-E oferece tudo isso com um estilo incomparável.”
De origem asiática, foi diretor de engenharia na planta da Ford em Camaçari, na Bahia, onde a monteses produz os modelos Ecosport e Ka. Hoje é, praticamente, o terceiro homem da companhia no mundo e sempre foi um defensor da manutenção de investimentos na América do Sul. Ele teve importante papel no projeto do Mustang Mach-E.
Bateria
Todo o projeto foi desenvolvido em um edifício centenário a alguns quarteirões da primeira fábrica de Henry Ford em Detroit. O novo SUV chega com as opções de bateria padrão ou de longo alcance e tração traseira ou nas quatro rodas, acionada por motores de ímã permanente.
Com bateria de longo alcance e tração traseira, o Mach-E terá uma autonomia de pelo menos 480 km (padrão EPA).
Na versão com tração integral, terá uma potência estimada de 336 cavalos e torque de 57 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida que a versão básica do Porsche Macan.
DNA
Ser elétrico e manter a essência esportiva que fez do Mustang um dos esportivos mais desejados do mundo foi um desafio vencido pelos engenheiros e projetistas da Ford. Tanto que o modelo topo de gama, o GT deve acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos – mais rápido que um Porsche Macan Turbo. Já o GT Performance Edition deve chegar aos 100 km/h em cerca de 3 segundos, mesmo tempo de um Porsche 911 GTS. Ambos os modelos GT terão uma potência estimada de 465 cv e torque de 84,6 kgfm.
Pré-venda
A Ford iniciou um programa de reserva do Mustang Mach-E pela internet, disponível para clientes na América do Norte e na Europa mediante um depósito de US$ 500 (Mustang Mach-E reservation site).
O veículo terá também uma edição inicial limitada, a First Edition, com tração integral, autonomia estendida e detalhes de estilo diferenciados, como pinças de freio pintadas de vermelho. O Mach-E GT também já pode ser reservado para entrega a partir do segundo trimestre de 2021.
Além de aceleração empolgante, o Mustang Mach-E poderá ser equipado com as novas pinças de alumínio Flexira, da Brembo, que combinam a funcionalidade de uma pinça fixa com as dimensões de uma pinça flutuante.
Preços e versões
O Mach-e será produzido na fábrica da Ford no México, o que o aproxima do Brasil. Mostrado na tarde de hoje, terá lançamento comercial em fins do próximo ano, nos Estados Unidos, os preços começam em US$ 43.895 chegam US$ 60.500, na opção topo de gama, a GT.
No evento deste domingo, compareceram o CEO mundial, Jim Hackett, e outros importantes executivos, como o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, além da presença maciça da mídia mundial o que atesta e reforça o importante momento que a centenária fabricante de automóveis protagoniza.