A Ford é atualmente a montadora brasileira com menor número de produtos em oferta no mercado, sua rede de distribuidores, trabalha, hoje, basicamente, com a comercialização e pós-vendas do compacto Ka, modelos hatch e sedã, do SUV e pioneiro no segmento, o Ecosport, as últimas unidades do Fusion, e a picape Ranger, que há pouco mais de seis meses ganhou modificações significativas que incrementaram suas vendas.
Confira a nova versão da Ranger:
Contudo, isso não significa que a centenária marca do oval azul não esteja se movimentando. Enquanto se prepara para mostrar aos consumidores, ainda este ano, algumas boas novidades, inclusive no universo dos eletrificados, promoveu, na manhã deste último dia do mês de março, a apresentação da versão Storm, de sua Ranger, voltada para aventuras e esportes.
Respeitando os protocolos exigidos em tempos da pandemia do Codivi-19, como o isolamento social, a montadora elegeu um grupo de dez jornalistas para mostrar, em detalhes e virtualmente, mais esta nova opção da picape. Nossa reportagem participou deste momento e traz, nesta matéria, o que diferencia a Storm de seus pares na gama Ranger.
Concorrência feroz
Quanto maior for a oferta de opções dentro da linha, maior será, também, a possiblidade de manter cativo o atual consumidor e de trazer novos clientes para o mundo das picapes. Vale lembrar que este segmento é dos mais disputados no mercado e a Ranger segue em sua eterna disputa pela liderança, atrás da Chevrolet S-10 e também da primeira colocada, a Toyota Hilux.
Isso no Brasil, porque em outros mercados a Ranger se destaca de seus pares e é detém a supremacia mundial, só no ano passado foram comercializadas 1 milhão de unidades em todos os cento e noventa países em que é vendida.
Não custa recordar que no segundo maior país que mais se consome do mundo, os Estados Unidos, que só perdem para os chineses, sua irmã maior, a picape F-150 é, há 42 anos, mais vendida no país do Tio Sam.
Diferenciais da versão
O modelo vem exclusivamente com cabine dupla e já foi mostrado, como um conceito, no ultimo Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018. Como destaque no visual, a grade dianteira com o nome Storm, as faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta.
Emprestadas da série especial global Wildtrak, as lanternas traseiras trazem lentes escurecidas. São dois os acessórios disponíveis, o snorkel e a capota marítima. Como promoção de lançamento, os itens serão dados como cortesia aos 60 primeiros compradores da picape.
A tração é 4x4, transmissão automática, diferencial traseiro blocante e motor Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, o mesmo que já empurra as versões de topo XLT e Limited. São 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm. A fabricante também sugere como um diferencial da versão Storm, os pneus todo-terreno Scorpion AT Plus.
Eles foram feitos especialmente para a picape em parceria com a Pirelli e a proposta de utilização sugere o uso 60% fora de estrada e 40% em estrada. Em sua concepção foi levada todas as possibilidades de utilização, como na terra, lama, água, cascalho e pedra e asfalto.
Segurança extra
Presentes o sistema AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.
Em sua lista de equipamentos de séria, a direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas.
“A Ranger Storm oferece tudo o que o cliente fã de aventura quer e precisa: uma picape off-road de verdade, com plataforma robusta, motor potente, tração 4x4, visual personalizado e preço atraente”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de marca da plataforma Ranger da Ford. O preço sugerido é de R$ 150.990 e este modelo, como os demais da Ford, podem ser adquiridos via web, através de uma plataforma digital para compra. Completa, a versão custa R$ 156 mil.